Brasil | Belém
Sábado, 15 de Novembro de 2025
Transatlânticos da COP 30 viram cenário de ensaio de casamento e movimentam economia em Belém
Desde que dois transatlânticos atracaram no Porto do distrito de Outeiro, no início de novembro, o local teve a rotina alterada. As embarcações se tornaram um grande atrativo para os moradores e visitantes, que passaram a apreciar o cenário, fazer ensaios de casamento e ver a movimentação da economia do distrito.
Para quem mora em Outeiro, o impacto foi imediato. O pedreiro Celso Souza conta que há anos não via a Praia da Brasília tão cheia e animada. Ele também destaca que os bares, antes vazios, agora estão cheios e funcionando a todo vapor.
O fotógrafo paraense Edson Lima também aproveitou a paisagem noturna do porto de Outeiro, com os transatlânticos ancorados para a COP 30, e transformou o local em um cenário de cinema para este ensaio de casamento
Em Icoaraci, outro distrito de Belém, o clima também mudou. A orla está mais movimentada, restaurantes ficam lotados e quem passa pelo bairro sempre encontra alguém apontando para o horizonte para tentar ver os navios. Segundo a prefeitura, pousadas e pequenas hospedagens já estão com ocupação máxima durante a conferência.
A prefeitura orienta que as pessoas procurem locais seguros para observar as embarcações, como a Praia da Brasília e a Praia do Amor, onde a vista é privilegiada.
Segundo a prefeitura, a presença dos transatlânticos não só trouxe uma mudança visual, como também movimentou a economia e fortaleceu o turismo local.
Fonte: G1








