Internacionais | Acusado de genocídio

Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Thais Herédia: Lula não se retrata e acusa Israel de genocídio

O presidente Lula termina a semana falando da guerra de Israel sem repetir o absurdo, mas sem se retratar e volta a dizer que "o que está acontecendo em Gaza é um genocídio"

O presidente Lula começou a semana comparando a guerra de Israel contra o Hamas com o Holocausto. Teve que lidar com a reação veemente dentro e fora do Brasil ao improviso absolutamente equivocado, para dizer o mínimo.

Teve que lidar com a resposta virulenta de Israel que ultrapassou os limites da diplomacia e até hoje provoca o governo petista nas redes sociais. O presidente Lula termina a semana falando da guerra em Israel sem repetir o absurdo, mas sem se retratar e voltou a dizer que o que está acontecendo em Gaza é “um genocídio, se isso não é genocídio, eu não sei o que é”, completou.

Lula reclamou que houve interpretação de sua declaração e que está sendo julgado pelo que disse Netanyahu, primeiro-ministro israelense. A comparação das mortes em Gaza com o que Hitler fez com os judeus saiu da boca do presidente brasileiro.

A campanha militar de Israel em Gaza tem sido brutal, atingindo alvos civis e, sim, matando mulheres e crianças. O governo de extrema-direita israelense perde apoio dentro do país e é alvo de críticas até de seu maior aliado, os Estados Unidos.

Mas a ofensiva contra o Hamas não se encaixa na definição da convenção internacional sobre genocídio, o que o presidente Lula insiste em desconsiderar.

CNN