Notícias da Região | Temporal

Domingo, 17 de Maio de 2026

Temporal com granizo e ventania causa destelhamentos e queda de árvores no PR

Rajadas de vento chegaram a 66 km/h em Ponta Grossa, no sábado (16). Estado continua em alerta de temporais neste domingo (17).

Um temporal provocou chuva de granizo, ventos fortes, destelhamentos, queda de árvores e falta de energia em algumas regiões do Paraná no início da noite de sábado (16).

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, a Defesa Civil registrou uma rajada de vento de 66 km/h às 19h35. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o acumulado de chuva na cidade foi de 33,2 milímetros.

Moradores registraram em vídeo a força da ventania, o granizo e árvores caídas em diferentes pontos da cidade. Na manhã deste domingo (17), a chuva atinge o estado, mas de fraca intensidade.

De acordo com a Defesa Civil, ainda em Ponta Grossa, foram realizados 51 atendimentos relacionados a destelhamentos e uma ocorrência de queda de árvore sobre uma residência.

O Corpo de Bombeiros também atendeu chamados por quedas de árvores e ocorrências relacionadas a chuva intensa e vendaval. Segundo a corporação, cerca de 200 casas foram atingidas e aproximadamente mil pessoas afetadas pelo temporal.

Mais de 20 mil unidades sem luz em Ponta Grossa

O temporal também provocou interrupções no fornecimento de energia elétrica no município. Segundo a Copel, cerca de 20 mil unidades consumidoras ficaram sem luz durante a noite. Os desligamentos foram causados pelo temporal e também por acidentes envolvendo veículos e postes nos bairros Cará-Cará e Nova Rússia.

"As equipes atuam na recomposição da rede elétrica em todos os casos relacionados e na execução de intervenções para reduzir ao máximo e com agilidade o volume de desligamentos", disse a Copel na manhã deste domingo (17).

A falta de energia também atingiu o quartel sede do Corpo de Bombeiros. Com isso, as linhas telefônicas de emergência 193 ficaram inoperantes por aproximadamente duas horas.

Granizo em outras regiões do PR

Em Porto Rico, no Noroeste, também houve registro de queda de granizo. Algumas residências tiveram telhados perfurados pelo fenômeno.

Além disso, uma árvore caiu na Avenida João Carraro.

Já o município de Loanda, também no Noroeste, o acumulado de chuva foi de 45,6 mm, sendo o maior acumulado do estado, segundo o Simepar.

Previsão de tempestades continua neste domingo (17)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo para tempestades válido durante todo este domingo (17) no Paraná, com previsão de chuva de até 100 milímetros ao longo do dia, ventos intensos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.

Segundo o órgão, há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e danos em plantações. As regiões mais afetadas devem ser o Norte, Noroeste, Campos Gerais e parte da região Central do estado, embora a chuva também alcance o Sul e o Sudoeste.

De acordo com o Simepar, a previsão para o começo da semana indica redução gradual das instabilidades, mas ainda com possibilidade de chuva isolada entre segunda-feira (18) e terça (19), principalmente nas regiões Norte e Leste do Paraná.

Com a chegada de uma massa de ar frio, as temperaturas devem cair de forma mais acentuada nos próximos dias.

G1

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram