Internacionais | Tempestade
Domingo, 16 de Novembro de 2025
Tempestade Claudia causa mortes em Portugal e enchentes no Reino Unido
Autoridades realizam operações de retirada; bairros ficaram alagados
A tempestade Claudia matou três pessoas e feriu dezenas em Portugal, segundo autoridades neste sábado (15), enquanto no Reino Unido, os trabalhadores de resgate organizaram retiradas de moradores devido às fortes inundações no País de Gales e na Inglaterra.
Portugal e partes da vizinha Espanha enfrentam dias de condições extremas causadas pela tempestade Claudia, que atingiu partes do Reino Unido e da Irlanda neste sábado (15).
Os socorristas encontraram, na quinta-feira (13), os corpos de um casal idoso dentro da sua casa inundada em Fernão Ferro, do outro lado do rio Tejo a partir de Lisboa. Aparentemente eles estavam dormindo e não foram capazes de fugir enquanto a água subia durante a noite.
Neste sábado (15), um tornado atingiu Albufeira, no sul de Portugal, segundo os serviços de emergência.
Um vídeo feito à distância que foi postado na internet mostrou o tornado danificando e destruindo barracas em uma área de acampamento, onde o comandante regional da proteção civil, Vitor Vaz Pinto, disse que uma britânica de 85 anos foi morta.
Vinte e oito pessoas ficaram feridas em um hotel nas proximidades, disse ele, acrescentando que dois deles estavam no hospital com lesões graves.
Num comunicado neste sábado (15), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, expressou "a sua solidariedade com a família da vítima que morreu" em Albufeira e desejou uma rápida recuperação aos feridos.
O serviço meteorológico português IPMA colocou todo o Algarve e os distritos de Beja e Setúbal em alerta âmbar, o seu segundo nível de alerta mais alto.
Efeitos no Reino Unido
No Reino Unido, graves inundações atingiram a cidade de Monmouth e áreas circundantes no sudeste do País de Gales neste sábado (15).
O Serviço de Bombeiros e Resgate de Gales do Sul disse que estava conduzindo resgates, retiradas e checagens nas casas.
"A tempestade Claudia causou inundações significativas em partes do País de Gales durante a noite, o que continua a afetar casas, empresas, transporte e infraestrutura de energia", disse um porta-voz do governo galês.
Imagens aéreas mostram inundações generalizadas em Monmouth, com água inundando o centro da cidade e áreas residenciais depois que um rio próximo estourou suas margens durante a noite.
A Natural Resources Wales emitiu 11 avisos de inundação, quatro dos quais graves, bem como 17 alertas de inundação.
Na Inglaterra, de acordo com a última atualização da Agência do Ambiente, houve 49 alertas ativos de inundações e 134 alertas de inundação.
CNN








