Esporte | Corinthians
Domingo, 07 de Junho de 2026
Sócios e conselheiros protocolam pedido de afastamento cautelar do vice-presidente do Corinthians
Eles defendem a saída imediata de Armando Mendonça, principal acusado no escândalo pelo sumiço de materiais esportivos da Nike
Um grupo de conselheiros e associados do Corinthians protocolou um pedido de afastamento cautelar do vice-presidente Armando Mendonça em razão do caso do sumiço dos materiais esportivos da Nike.
Os responsáveis pelo pedido defendem a saída imediata do dirigente e também questionam sua conduta em uma conversa gravada de cerca de 40 minutos com Marcelo Munhoes, diretor de tecnologia do Corinthians.
Alguns trechos do diálogo gravado foram destacados como fundamento do pedido de impeachment apresentado.
— Você toma cuidado, porque se você acha que vai me atingir, você não vai me atingir. Você não está colocando em jogo o meu emprego, eu sou eleito, eu fui eleito… Ali ninguém me tira, campeão, eu fui eleito.
— Se eu pego quatro moletons, você não tem que saber porque eu peguei quatro moletons. Eu peguei porque eu peguei. Se o presidente (Osmar Stabile) pegou seis moletons e a segurança dele pegou quatro moletons, você não tem que discutir. É o presidente e o vice-presidente.
O requerimento ainda menciona o episódio em que Armando Mendonça bateu boca com torcedores do Corinthians nas redes sociais após a conquista da Copa do Brasil de 2025.
O documento, ao qual o ge teve acesso, reúne 15 assinaturas.
Armando Mendonça foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo pelos crimes de apropriação indébita agravada continuada, tentativa de apropriação indébita agravada continuada, furto qualificado pelo abuso de confiança e coação no curso do processo.
Segundo a denúncia, o dirigente se apropriou de 131 itens de material esportivo da Nike, tentou obter 19 camisas especiais com patch da NFL e ficou com oito unidades dessa edição comemorativa. O MP também o acusa de ameaçar duas testemunhas durante a investigação.
A denúncia tem como base elementos reunidos pela Polícia Civil durante a apuração do caso. O delegado Cesar Saad, responsável pelo inquérito, concluiu que não houve crime. O Ministério Público, porém, divergiu desse entendimento e decidiu apresentar a acusação à Justiça.
O ge procurou o vice-presidente corintiano, mas ainda não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Entenda o caso
Relatório de uma auditoria interna conduzida pelo diretor de tecnologia, a pedido do presidente Osmar Stabile, identificou uma série de irregularidades na gestão dos materiais esportivos fornecidos pela Nike e colocou o vice-presidente corintiano no centro de parte das ações classificadas como inconformidades.
O vice-presidente negou irregularidades, alegou que o descontrole na retirada dos materiais esportivos ocorria durante a gestão de Augusto Melo, mas que, na nova administração, tinham sido realizadas correções e sustentou ainda que o relatório tem uma série de falhas.
GE








