Notícias da Região | Paraná
Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025
Secretário das Cidades do Governo do Estado Guto Silva, visita Arábia Saudita para conhecer soluções urbanas inteligentes
Em missão oficial à Arábia Saudita, o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, conheceu nesta quinta-feira (2) projetos urbanos de ponta em Riad, com o objetivo de trazer soluções tecnológicas inovadoras para os municípios paranaenses. A viagem, realizada a convite do governo saudita, incluiu reuniões com especialistas da Autoridade Saudita de Dados e Inteligência Artificial e com o embaixador do Brasil no país, Paulo Uchôa Ribeiro Filho.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Durante a visita, o secretário teve contato com duas iniciativas de destaque: a Cidade Digital e o Centro Financeiro, referências mundiais em planejamento urbano com o uso de inteligência artificial e big data. Na Cidade Digital, prédios são climatizados automaticamente e passarelas conectam os edifícios, permitindo deslocamentos protegidos em meio ao clima desértico extremo. A mobilidade urbana também é otimizada: semáforos integrados a plataformas digitais, como Waze e Google Maps, ajustam o fluxo de veículos em tempo real, reduzindo congestionamentos e o tempo de deslocamento.
Outro ponto observado foi a gestão inteligente de resíduos, em que sensores em lixeiras e caminhões conectados via internet das coisas garantem que apenas recipientes cheios sejam coletados, aumentando a eficiência da logística urbana. Já no Centro Financeiro, Guto Silva conheceu a proposta de “cidade dentro da cidade”, com a estrutura linear Neom, que prioriza a integração entre moradia, trabalho e lazer, utiliza 100% de energia renovável e é totalmente gerenciada por inteligência artificial.
O secretário destacou a relevância dessas experiências para o planejamento urbano paranaense. “O Paraná é referência em energia limpa e buscamos constantemente inovações tecnológicas, como o teste com o BUD, bonde elétrico no trecho Piraquara-Pinhais, que poderá ser expandido para outras regiões. Projetos como os que vimos em Riad nos inspiram a melhorar a qualidade de vida nos nossos municípios”, afirmou.
As soluções observadas na Arábia Saudita, como semáforos inteligentes, gestão eficiente de resíduos e cidades integradas, reforçam o potencial da tecnologia aplicada à vida urbana, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, conectadas e seguras no Paraná.
Correio do Lago com informações de Agência Estadual de Notícias








