Brasil | Multa milionária
Sexta-feira, 08 de Novembro de 2024
Secretaria Nacional do Consumidor mantém multa de R$ 13 milhões contra Enel
Penalidade foi aplicada por prestação inadequada de energia; empresa reitera compromisso com clientes e diz que investe para melhorar serviço prestado
A Secretaria Nacional do Consumidor rejeitou um recurso apresentado pela Enel Distribuição São Paulo e manteve a multa de R$ 13 milhões que havia sido aplicada em junho.
A penalidade foi determinada devido à prestação inadequada de serviços de energia elétrica, com interrupções prolongadas e demora no restabelecimento do serviço. A secretaria concluiu que a empresa violou o Código de Defesa do Consumidor.
A multa havia sido aplicada depois de falhas na prestação de energia elétrica e na demora no restabelecimento, que provocou uma onda de reclamações de clientes no início do ano.
A secretaria, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, aplicou multa de R$ 13 milhões contra a Enel responsabilizando a empresa por má prestação de serviço. A Enel recorreu da decisão, que foi mantida nesta semana.
Em nota, a Enel Distribuição SP reiterou o compromisso com seus clientes e reforçou que segue fazendo os investimentos necessários para melhorar o serviço prestado.
A empresa afirmou que investirá R$ 6,2 bilhões nos próximos dois anos para fortalecer e modernizar as redes, a automação dos sistemas e a ampliação da capacidade dos canais de comunicação com os clientes.
A Enel disse ainda que reforçou a mobilização antecipada de equipes em campo e aumentou o quadro de eletricistas próprios. Cerca de 1,2 mil profissionais até 2025.
“A Enel São Paulo está desenvolvendo ainda um Plano de Ação que vem apresentando melhorias no Tempo Médio de Atendimento nos primeiros sete meses do ano. Em setembro de 2024, por exemplo, foi registrada uma redução de cerca de 30% do TMA em comparação com mesmo mês do ano anterior”, informou a empresa.
CNN