Notícias da Região | Especial 38 anos Diamante Do Oeste
Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2025
Saúde de Diamante do Oeste comemora redução nas filas de espera e projeta avanços para 2026. Assista entrevista com a secretária
Em entrevista especial ao jornalista José Macedo, do Jornal Correio do Lago, a secretária de Saúde do município de Diamante D’Oeste, Maria Joana Ferreira, destacou as conquistas deste primeiro ano de gestão e os planos estruturais para os próximos anos.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Um dos principais destaques da Saúde foi o aumento de 30% na realização de cirurgias. A pasta realizou uma força-tarefa para atender pacientes que aguardavam há anos na fila, conseguindo zerar a demanda reprimida em diversas especialidades, além de exames complexos como tomografias e ressonâncias.
A UBS, que antes contava com dois médicos, agora dispõe de três profissionais para consultas eletivas e triagem de emergências leves; contando ainda com um médico de urgência e emergência disponível 24 horas por dia.
Conforme informou ainda Maria Joana, o encaminhamento de pacientes para centros como Cascavel e Toledo teve uma melhora de 70% na eficiência.
Inovação: telemedicina e modernização
Uma grande novidade, segundo a secretária, é que Diamante D’Oeste foi um dos primeiros municípios a receber equipamentos do Governo Federal para implementar a telemedicina. O projeto permitirá consultas com especialistas em áreas como cardiologia, neurologia e ortopedia diretamente no consultório local, com acesso integrado ao prontuário eletrônico do paciente. Atualmente, o município já utiliza tecnologias semelhantes, como o teledermato, para diagnósticos dermatológicos via imagem e exames de eletrocardiograma com laudos remotos em até cinco minutos.
Perspectivas para 2026
Para o futuro próximo, a secretária anunciou a conclusão das obras do Pronto Atendimento Municipal (PAM) nos próximos meses, após a reforma do telhado e finalização da pintura. Além disso, a frota de veículos será reforçada com novos carros viabilizados pelo Governo do Estado.
Com a inauguração do novo espaço físico, a meta para 2026 é focar no "cuidado integral", trazendo a comunidade para dentro da UBS com programas específicos para gestantes, hipertensos e diabéticos.








