Notícias da Região | Santa Helena

Segunda-feira, 01 de Dezembro de 2025

São Roque padece com falta crônica de energia elétrica. Comércio e moradores denunciam descaso da Copel, assista ao video

O distrito de São Roque, em Santa Helena, enfrenta uma situação crônica com a falta constante de energia elétrica, causando grandes prejuízos e transtornos para empresários, produtores rurais e moradores. 

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Débora Guerino Boico, proprietária da Parada Vó Lena e também da fábrica de polpa de frutas Vó Lena, relatou que o estabelecimento já sofreu a quinta queda de energia com duração de várias horas em menos de um mês. Ela enfatiza que as interrupções injustificavelmente ocorrem mesmo em "tempo bom".

Além dos transtornos comuns gerados pela falta de energia, o funcionamento da bomba que abastece o poço comunitário é interrompido, deixando moradores que não possuem caixa d'água sem água também. A empresária critica a concessionária de energia (Copel), afirmando que a empresa não dá retorno aos protocolos abertos. Segundo ela, seu marido tentou obter o número do protocolo para acionar autoridades, mas a informação já havia sumido do aplicativo.

A mesma situação tem vivido o Clóvis Miranda, da Farma Líder, que também reportou que além da sua empresa, todo o comércio local tem sofrido enormemente, especialmente nos últimos 30 a 40 dias.

Assim como Débora, Clóvis notou que as quedas são recorrentes sempre no mesmo local. A propriedade de Clóvis estava sem energia por cerca de 24 horas no momento da entrevista.

O empresário Cleomar, da Neve Água e Gás, relatou que os problemas com a falta de energia afetam não só os negócios, mas também a saúde de sua família.  Ele relata que seu cunhado, que é uma pessoa especial, havia retornado de uma cirurgia no dia anterior e a falta de energia o impedia de ligar o ar-condicionado. Para o seu Disk Gás, a falta de luz significa falta de internet, o que impossibilita o recebimento de pedidos para entregas e a venda de produtos.

Cleomar confirmou que a situação é generalizada, citando que o Mercado da Lar e o posto de combustível locais que estavam fechados por falta de energia elétrica.

O empresário questiona quem irá ressarcir o prejuízo das vendas perdidas, afirmando que a Copel nunca o fará. Ele também criticou a falta de ação da concessionária, por  não solucionar o problema, mesmo após tantas e tantas reclamações.

* Até o fechamento dessa matéria a concessionária não havia se manifestado sobre o caso. 

→ Assita ao video acima ↑↑↑

Clique aqui e acesse o Instagram