Notícias da Região | Santa Helena
Quarta-feira, 09 de Outubro de 2024
Santa-helenense no Paraguai encaminha final do plantio da soja safra 2024/2025
País deve crescer ainda mais no setor e consolidar sexto lugar no mundo em produção de soja
Ao redor de 3 milhões de hectares de soja estão em fase final de plantio na safra 2024/2025 no Paraguai. Para este ano o país deve aumentar a sua produção em 1,9% em relação à campanha anterior, consolidando uma colheita de 10,7 milhões de toneladas.
A soja é o principal produto da agricultura paraguaia. O país produziu 10,5 milhões de toneladas de grãos no ciclo 2023/24, correspondentes a 3% da produção mundial. O Paraguai ocupa a sexta posição entre os maiores produtores de soja do mundo.
Com capricho, observando todos os aspectos de preparação, com muita antecedência, os produtores estão cada vez mais caprichosos na hora da implantação da lavoura, observando principalmente as previsões climáticas.
Mas, não é só isso. Com muita atenção, os produtores rurais, na maioria brasileiros radicados há muito tempo em solo guarani, cuidam da escolha da semente adequada, plantio correto na velocidade e fundura apropriadas.
Antes, a compra dos insumos necessários para a aplicações durante todo o ciclo da cultura que dura ao redor de 120 dias. Em meio a tudo isso, também há o processo de vendas, que muitas vezes se inicia antes mesmo do plantio.
“Tudo é feito com muita antecedência” diz o agricultor Otacílio Bianchet, que planta várias áreas no departamento de Alto Paraná, em frente ao município brasileiro de Santa Helena no Paraná, de onde é originário e exercia a profissão de comerciante no ramo de relojoaria.
Há praticamente 30 anos, Bianchet seguiu a mesma sina do irmão Doacir, que é um dos grandes produtores do Paraguai, com investimentos inclusive na nova fronteira agrícola do país vizinho, o Chaco Paraguaio.
Elder Boff atravessou o Lago de Itaipu em meados de setembro, e acompanhou o início do plantio numa das áreas e conversou com Otacílio, que deu detalhes a respeito daquele momento significativo.
ESTA REPORTAGEM ESPECIAL TEM O APOIO DAS SEGUINTES EMPRESAS: