Notícias da Região | Santa Helena

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2024

Santa Helena testemunha a maior superlua do ano, a ‘Lua do Caçador’

O nome "Lua do Caçador" remonta a tradições antigas do Hemisfério Norte, onde o mês de outubro era a época ideal para caçar.

Foto: Edu Marcos Ditz Filho

Nesta quinta-feira (17), os céus de Santa Helena foram iluminados por um espetáculo celestial único: a maior e última Superlua de 2024, conhecida como "Lua do Caçador". Este fenômeno, que atinge seu auge na noite de hoje, promete ser o maior do ano, trazendo um brilho especial ao céu.

Embora alguns considerem que a última Superlua do ano será em novembro, os especialistas indicam que, de acordo com a definição oficial do fenômeno, o evento ocorre em outubro. A Superlua é marcada pela fase cheia da Lua que acontece dentro de 24 horas de sua maior aproximação com a Terra, o chamado perigeu.

O nome "Lua do Caçador" remonta a tradições antigas do Hemisfério Norte, onde o mês de outubro era a época ideal para caçar, aproveitando a claridade da lua cheia logo após a colheita. A luz intensa permitia aos caçadores localizar animais com facilidade, enquanto os campos estavam limpos após as colheitas de setembro.

Segundo o astrônomo Marcelo Zurita, a Superlua acontece quando o nosso satélite natural está em sua fase cheia e próximo do perigeu, aparecendo até 14% maior e 30% mais brilhante do que em outras fases lunares.

Os moradores de Santa Helena puderam observar este espetáculo a partir das 17h30, quando a Lua aparecerá no horizonte. O melhor horário para visualização será por volta da meia-noite, quando o astro estará em seu ponto mais alto no céu, na constelação de Peixes. Para uma experiência ainda mais mágica, o ideal é escolher um local com pouca poluição luminosa e horizonte livre.

Correio do Lago com informações de Olhar Digital
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Foto: Edu Marcos Ditz Filho Foto: Edu Marcos Ditz Filho
Foto: Edu Marcos Ditz Filho