Notícias da Região | Santa Helena

Segunda-feira, 21 de Abril de 2025

Santa Helena pode estar entre os pontos de visibilidade da chuva de meteoros Líridas na madrugada desta terça-feira

Santa Helena, pode ser uma das regiões privilegiadas para a observação da chuva de meteoros Líridas, prevista para alcançar seu ápice nas primeiras horas da madrugada de terça-feira, 22 de abril. O espetáculo celeste poderá ser visível por volta das 2h da manhã, com uma média estimada de até 15 meteoros por hora, desde que as condições do tempo e do ambiente favoreçam.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp 

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), municípios do Norte Pioneiro, Norte Central, Noroeste, Sudoeste e Centro-Sul e o Oeste do estado — onde se inclui Santa Helena — devem ter predomínio de nebulosidade alta, o que pode permitir aberturas pontuais no céu e aumentar as chances de contemplar o fenômeno. Já nas regiões dos Campos Gerais, Sudeste, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, a maior concentração de nuvens deve dificultar ou até impedir a visualização dos meteoros.

Para ter uma melhor experiência de observação, é necessário procurar locais com pouca ou nenhuma poluição luminosa e olhar na direção do horizonte Norte. Quanto mais escuro o ambiente, maior a possibilidade de ver as chamadas “estrelas cadentes”.

A chuva de meteoros Líridas acontece anualmente em abril e é causada pela passagem da Terra pelos fragmentos deixados pelo cometa Thatcher, descoberto em 1861. Esses detritos entram na atmosfera terrestre em altíssimas velocidades — podendo chegar a 150 mil km/h — e se desintegram devido ao atrito com o ar, gerando o brilho intenso que caracteriza os meteoros.

Segundo o professor Amauri José da Luz Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, apesar da beleza do fenômeno, não há riscos para a Terra, já que os detritos se queimam antes de atingir o solo.

A chuva Líridas não está entre os maiores eventos astronômicos do ano, já que seu radiante não costuma ultrapassar os 20 meteoros por hora. No entanto, ainda é uma oportunidade interessante para os entusiastas da observação do céu.

Quem quiser acompanhar outras chuvas de meteoros ao longo do ano pode consultar o calendário disponibilizado pelo OACEP (Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná).

Mais informações sobre a previsão do tempo para Santa Helena e os demais municípios paranaenses podem ser conferidas no site oficial do Simepar: www.simepar.br.

Foto: Simepar

Correio do Lago com informações de Agência Estadual de Notícias (AEN)

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram

Recorte do software livre Stellarium indicando as constelações e a direção do céu em que o fenômeno poderá ser avistado caso haja condições meteorológicas favoráveis às observações Recorte do software livre Stellarium indicando as constelações e a direção do céu em que o fenômeno poderá ser avistado caso haja condições meteorológicas favoráveis às observações