Notícias da Região | Santa Helena
Terça-feira, 22 de Julho de 2025
Santa Helena participa da 3ª Caminhada do Meio-Dia contra o feminicídio
Evento reuniu autoridades e comunidade em protesto pela vida das mulheres e pelo fim da violência
Nesta terça-feira (22), o município de Santa Helena uniu-se a mais de 100 cidades paranaenses na 3ª Caminhada do Meio-Dia – Paraná Unido no Combate ao Feminicídio, um ato simbólico que busca conscientizar a sociedade sobre a urgência de enfrentar a violência contra as mulheres.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Administração Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), teve início às 11h na Praça Santos Dumont, com a presença de autoridades locais, representantes do Judiciário, forças de segurança e membros da comunidade.
Durante a cerimônia, foram realizados pronunciamentos de lideranças, incluindo a secretária de Assistência Social, Ivanete Aparecida Weiss Passing, e o promotor de Justiça Dr. Lucas Scheidweiler, que reforçaram a importância da mobilização coletiva e da atuação integrada no combate ao feminicídio. Ainda na oportunidade o Excelentíssimo Juiz da Comarca de Santa Helena Dr. Dionízio Lobchenko Junior, que ao falar reforçou a importância da parceria do judiciário para o movimento.
Presente também ao evento, a vice-prefeita Fabrícia Bedendo, que ao se pronunciar foi categórica ao afirmar que, "Não podemos aceitar o inaceitável. Toda mulher tem o direito de viver sem medo. O silêncio protege o agressor, a denúncia protege a vítima".
Após os pronunciamentos das autoridades, os participantes saíram em caminhada pela avenida principal da cidade, em um percurso silencioso e reflexivo, simbolizando o luto pelas vidas perdidas e o chamado à ação.
A caminhada integra um movimento estadual que visa dar visibilidade ao enfrentamento da violência contra a mulher, especialmente diante dos alarmantes índices de feminicídio no Paraná.
A iniciativa reforça a necessidade de políticas públicas eficazes e da colaboração entre poder público e sociedade civil para garantir a segurança e os direitos das mulheres.
O evento contou ainda com a apresentação especial da Débora Zastrov, diretora departamento de cultura, que emocionou o público com uma apresentação musical em tributo às mulheres.
Imagens: Repórter Sabugo (Thyago Scheffer) e José Macedo








