Notícias da Região | Zerando filas

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025

Santa Helena: Hospital Santa Casa inova e zera fila de espera para cirurgias gerais

Em um avanço visível para a saúde pública de Santa Helena, o Hospital Santa Casa está realizando um trabalho pioneiro na área de cirurgia geral pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sob a liderança do Dr. Gabriel Margraf. Em entrevista ao Jornal Correio do Lago, o médico cirurgião confirmou que o serviço tem operado com tanta eficiência que, atualmente, "basicamente não tem paciente em fila de espera para realizar a cirurgia".

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Dr. Gabriel Margraf, que também é especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo, relatou um dia atípico, mas que demonstra o ritmo de trabalho da equipe: "Hoje nós fizemos sete cirurgias no hospital, dentro da especialidade de cirurgia geral", incluindo procedimentos de hérnia inguinal, hérnia umbilical e tratamento de hemorroidas.

O grande destaque, segundo o Dr. Margraf, é a realização de cirurgias por videolaparoscopia pelo SUS. "De fato, eu considero o maior avanço, a maior conquista para a saúde na parte do SUS no último ano", afirmou o médico, ressaltando que esta modalidade de cirurgia, menos invasiva, já havia sido iniciada no município e agora tem sequência na Santa Casa.

Além da cirurgia geral, o Dr. Margraf tem se dedicado à sua subespecialidade, a cirurgia do aparelho digestivo.  que através do ambulatório de doenças do aparelho digestivo no hospital, tem oferecido atendimento a pacientes com condições complexas, como cirrose e diversos tipos de câncer (intestino, estômago, via biliar). 
O serviço garante que o paciente receba o diagnóstico e o estadiamento (grau de avanço da doença) em Santa Helena, por meio de exames como colonoscopia, endoscopia e tomografia. O objetivo é assegurar um encaminhamento mais rápido e com os exames necessários para centros de referência, quando a cirurgia não pode ser feita localmente.

Segurança e Fluxo de Atendimento
O cirurgião enfatizou que a segurança do paciente é prioridade. O fluxo de atendimento começa na Unidade Básica de Saúde, de onde o paciente é encaminhado ao especialista. A partir da indicação cirúrgica, o tratamento se torna multidisciplinar, envolvendo a avaliação do cardiologista e do anestesista antes de o paciente ser liberado para a operação.

Sobre o aumento de diagnósticos de doenças como o câncer, o Dr. Margraf atribuiu o fenômeno ao envelhecimento da população e, principalmente, à evolução da medicina e à maior disponibilidade de exames de diagnóstico, que permitem avaliações mais assertivas.

Com mais de 150 cirurgias realizadas desde abril, o Dr. Gabriel Margraf concluiu a entrevista celebrando a capacidade de Santa Helena de dispor de um serviço de saúde de alta qualidade, garantindo que o município está "em boas mãos" no que diz respeito aos procedimentos cirúrgicos pelo SUS.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram