Notícias da Região | Santa Helena
Terça-feira, 17 de Dezembro de 2024
Santa Helena alerta para cuidados com morcegos e prevenção contra a raiva no verão

Com a chegada do verão, Santa Helena, assim como outras cidades, enfrenta o período de maior atividade dos morcegos, que saem em busca de alimento e abrigo. Essa temporada coincide com o período de reprodução desses animais, aumentando o risco de interações com humanos e animais domésticos, o que pode facilitar a transmissão da raiva, uma doença grave e quase sempre fatal.
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Helena reforça a importância de redobrar os cuidados, especialmente porque a raiva é transmitida pela saliva de animais infectados, seja por mordidas, arranhões ou contato com mucosas e feridas abertas. A orientação principal é evitar qualquer contato direto com morcegos, vivos ou mortos.
Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), os casos de agressões por morcegos aumentam significativamente entre os meses de dezembro e março. Este comportamento sazonal já foi registrado em 2023, quando houve um crescimento de 83% nos atendimentos antirrábicos entre o verão e o outono, e em 2024, com uma diferença de 71% nos primeiros meses do ano em comparação com maio.
Orientações para a população
Caso ocorra qualquer tipo de agressão por mamíferos, a Secretaria de Saúde de Santa Helena recomenda:
Lavar o ferimento imediatamente com água corrente e sabão;
Procurar rapidamente uma unidade de saúde para avaliação e tratamento;
Não tocar em morcegos, vivos ou mortos.
Se encontrar um morcego caído, voando durante o dia ou em locais incomuns, isole o animal com um balde ou outro recipiente e entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde. A vacinação antirrábica anual de cães e gatos também é essencial, mesmo para aqueles que não têm acesso às ruas.
A prevenção é a melhor forma de proteção contra a raiva, e a conscientização da população de Santa Helena é fundamental para reduzir os riscos dessa grave doença.
Correio do Lago com informações de Agência Estadual de Notícia (AEN)
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp