Notícias da Região | Santa Helena

Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025

Santa Helena adota nova estratégia contra a dengue e alerta para escorpiões em agosto

A vigilância ambiental iniciou nesta sexta-feira (1º) a instalação das ovitrampas, armadilhas que coletam ovos do mosquito, em substituição ao antigo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRA). A mudança segue uma nota técnica do Ministério da Saúde e visa otimizar o acompanhamento da infestação no município e distritos.

Conforme Anne Mirian Kaul  supervisora de campo da vigilância ambiental, a nova técnica utiliza armadilhas distanciadas em um raio de 400 metros, não sendo instaladas em todos os imóveis, mas em pontos estratégicos definidos por um sistema. 
Ao encontrar uma ovitrampa, a população não deve estranhar, pois faz parte do novo processo de coleta. As palhetas com ovos serão removidas semanalmente e levadas a laboratório para contagem, permitindo um monitoramento contínuo da presença do mosquito. A equipe de vigilância reforça a importância da colaboração da comunidade em receber os agentes e permitir a instalação das armadilhas.

Agosto mês do escorpião

Além da dengue, a supervisora Anne alerta para a proliferação de escorpiões nos meses de agosto e setembro, período de reprodução das fêmeas. Embora Santa Helena registre a presença de espécies como Tityus confluens e Brotheas, que não oferecem alto risco à saúde humana, a preocupação maior é com o Tityus serrulatus, conhecido como escorpião amarelo, espécie fatal já encontrada em municípios vizinhos do Oeste do PR. A vigilância ambiental monitora a possível entrada dessa espécie na região, principalmente por meio de caminhões e outros veículos vindos de áreas infestadas.

Para prevenir acidentes com escorpiões, a supervisora Anne orienta a população a manter quintais limpos, evitar o acúmulo de lixo, folhas, madeiras e tijolos, que servem de esconderijo para esses animais. A alimentação dos escorpiões é composta principalmente por baratas e aranhas, então o controle dessas pragas também contribui para afastar os aracnídeos. Ela enfatiza a importância de chacoalhar roupas e calçados antes de usar, e de manter lençóis e cobertores afastados do chão nas camas, já que a maioria dos acidentes ocorre nessas situações. Até o momento, não há registro de acidentes fatais com escorpiões em Santa Helena.