Notícias da Região | Missal
Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2025
Samu de Missal realiza treinamento para atendimento em situações de emergência
Simulações incluíram atropelamento, batida entre carros e queda de moto; capacitação busca aprimorar atendimento

Os socorristas do SAMU de Missal participaram, na manhã desta quinta-feira (13), de um treinamento para aprimorar o atendimento em situações de emergência. A simulação incluiu três tipos de ocorrências comuns no dia a dia das equipes: atropelamento, batida de carro e queda de moto.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
De acordo com a coordenadora do SAMU, Fabiane Cristina Spiecker Junges, treinamentos como esse são fundamentais para preparar os profissionais para os desafios do atendimento pré-hospitalar.
“Cada ocorrência é única e envolve diversos fatores, como a gravidade da vítima, as condições do local, o clima e até a presença de populares. Por isso, a educação permanente é essencial. A cada simulação, revisamos, estudamos e aprimoramos nossas técnicas para garantir um atendimento cada vez mais eficiente”, explica Fabiane.
Situações simuladas
Durante o treinamento, os socorristas passaram por três simulações diferentes:
Atropelamento: uma vítima que atravessava a rua correndo foi atingida por um carro, apresentando traumatismo craniano grave (TCE). O atendimento rápido foi essencial para encaminhá-la ao hospital.
Batida entre dois carros: um acidente envolvendo quatro vítimas, incluindo um bebê. Os dois adultos que estavam nos bancos dianteiros tiveram fraturas e ferimentos moderados. Já a vítima do outro carro sofreu um corte no rosto, sem outras lesões graves. O bebê, que estava no colo da mãe, não teve ferimentos.
Queda de moto: um motociclista perdeu o controle ao passar por um trevo e caiu próximo ao Lago Municipal. Ele apresentava TCE leve, fratura de fêmur e pelve. Como o local era de difícil acesso, a equipe utilizou uma maca envelope para a remoção segura da vítima.
O treinamento faz parte de um cronograma de capacitações realizadas ao longo do ano, envolvendo diferentes tipos de atendimentos, como acidentes, quedas, AVC, infarto, crise convulsiva e parada cardíaca.
Os socorristas que participaram da simulação foram Marines Wecker, Vera Domingues, Valdecir Faraom e Valcir Wesler. As vítimas foram voluntárias, estudantes de enfermagem e medicina.
A diretora de Vigilância em Saúde de Missal, Larissa Kunz, também acompanhou o treinamento e destacou a importância da capacitação contínua da equipe.
“Os treinamentos são muito importantes, pois, os socorristas estão sempre aprimorando o conhecimento e colocando em prática situações que podem vir a acontecer. Com certeza, a Secretaria de Saúde sempre estará apoiando-os em tudo que for do nosso alcance. Estão de parabéns!”, ressaltou Larissa.
“Nosso objetivo é garantir que a equipe esteja sempre preparada para qualquer situação. Quanto mais treinamos, melhor atendemos a população”, reforça Fabiane.
Oeste Agora















