Internacionais | Chantagem

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024

Rússia estabelece mais condições para entregar corpo de Navalny à família, diz fundação

Lyudmila Navalnaya afirmou que foi chantageada por autoridades

O Comitê de Investigação da Rússia estabeleceu mais condições para entregar o corpo de Alexei Navalny à mãe dele, disse Ivan Zhdanov, diretor da Fundação Anticorrupção de Navalny, durante uma entrevista com o jornalista russo independente Alexander Plyushchev nesta quinta-feira (22).

Além de realizar um funeral secreto “entre a família”, o comitê teria exigido as seguintes condições:

O corpo deve ser transportado para Moscou em avião especial e, antes de chegar à capital, a mãe de Navalny não deve anunciar o funeral para que uma multidão não receba o corpo no aeroporto.

A família deverá estar acompanhada por um funcionário da comissão de investigação em todos os momentos antes do funeral.

A mãe de Navalny deverá decidir a data do funeral após chegar a Moscou. O corpo deve ser guardado na região de Moscou ou Vladimir antes do funeral. Segundo Jdanov, o comitê de investigação “teme que o necrotério seja invadido”.

A certidão de óbito será entregue à família de Navalny assim que concordarem em cumprir as condições acima, segundo o diretor

O primeiro cemitério que a mãe de Navalny escolheu teria sido negado. Em seguida, ambas as partes concordaram em realizar o funeral no cemitério Khovanskoye, em Moscou, segundo Zhdanov, acrescentando que as partes não chegaram a acordo sobre o salão de despedida.

A mãe de Navalny foi ameaçada a concordar com estas condições, ainda segundo o representante.

CNN