Brasil | Situação de emergência

Quinta-feira, 26 de Setembro de 2024

RS: duas barragens estão com risco de ruptura iminente, alerta Defesa Civil

Barragens de Pelotas (RS) estão em situação de emergência; estado está em alerta para fortes chuvas nesta quinta-feira (26)

O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), informou, na noite desta quarta-feira (25), que duas barragens estão em situação de emergência.

As estruturas localizadas no bairro Passo do Salso, em Pelotas (RS), estão com “anomalias” e representam risco de “ruptura iminente”, de acordo com o governo. O órgão ainda informa que acompanha a situação. 

A Defesa Civil está no local e informou ter adotado as medidas necessárias para garantir a proteção à vida dos moradores, que foram orientados a evacuar as áreas de risco.

Também foram todas medidas de contingência para direcionar o fluxo de água para regiões inabitadas.

A Sema informa que está em contato com o empreendedor para garantir o cumprimento da legislação com relação à segurança das barragens. A CNN não localizou a empresa responsável pela barragem.

Prefeitura de Pelotas diz que situaçãoestá controlada

Em nota, a prefeitura de Pelotas afirma que concluiu intervenções nas barragens e os moradores da localidade não correm mais o risco de ter as casas inundadas. Nesta quarta-feira (25), as obras abriram um vertedouro, um canal para escoar o excesso de água.

Antes da ação, a prefeitura pediu que as pessoas deixassem suas  residências por precaução devido ao risco da estrutura de de 36 mil metros quadrados romper. “A situação envolvendo o açude está sob controle, é necessário levar uma palavra de tranquilidade à população”, disse a prefeita de Pelotas (RS) Paula Mascarenhas.

Alerta de chuvas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho nesta quarta-feira (25) para acumulado de chuva no Rio Grande do Sul. As chuvas que atingem o estado desde o fim de semana já causaram estragos em pelo menos 26 municípios, segundo a Defesa Civil Nacional.

O alerta é de “Grande Perigo”, grau de maior severidade, com probabilidade de grandes danos e acidentes. Há riscos para a integridade física e à vida, de acordo com o Inmet. A atenção vale até o final da manhã desta quinta-feira (26).

Em parte do território gaúcho, o que inclui a Região Metropolitana de Porto Alegre, são esperadas chuvas superiores a 60 milímetros por hora. A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta de risco severo de inundação no estado. Há possibilidade de que rios transbordem e invadem áreas urbanas — ventos devem atingir 90 km/h.

CNN