Notícias da Região | Santa Helena

Quinta-feira, 15 de Maio de 2025

Recolha de lixo eletrônico para evitar contaminação de um lado e moscas do outro! Acompanhe o Fala Sério Fê!

Entre os dias 19 e 23 de maio, a Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realizará uma campanha de descarte consciente de lixo eletrônico, com o objetivo de evitar o descarte incorreto desses materiais, que podem contaminar o meio ambiente, além de evitar o desperdício de eletrônicos.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp 

Serão disponibilizados pontos de coleta em locais estratégicos, como escolas, CMEIs a prefeitura e a própria Secretaria. Celulares, computadores, televisores, impressoras, pilhas e pequenos eletrodomésticos estão entre os itens aceitos.

A coleta e destinação correta do lixo em Santa Helena é responsabilidade do município. Mas antes da recolha vem a separação dos materiais e disposição em locais adequados, trabalho que cabe a cada cidadão!

Conforme explicam Alexandre e Camila, do departamento de Meio Ambiente, Coleta e Reciclagem de Santa Helena, a recolha do lixo orgânico, reciclável, galhos e entulhos, têm um cronograma fixo. Já a recolha do lixo eletrônico é feita a cada três meses, para evitar acúmulo nas residências e economizar recursos, já que a quantidade é pequena e não se faz necessária a recolha mais frequente.

E a contaminação?

Enquanto o município cuida de um lado, do outro pode estar faltando atenção! Um desafio crescente nas áreas rurais vem se espalhando pelos perímetros urbanos: a proliferação descontrolada de moscas.

Os moradores atribuem a crescente infestação de moscas à expansão da suinocultura. Moscas têm invadido residências e dificultado atividades cotidianas, representando um risco à saúde. De acordo com produtores, o controle desse problema é complexo e exige medidas mais eficientes e ininterruptas, quem não estariam sendo proporcionadas pelas cooperativas parceiras.

Já as cooperativas afirmam fornecer apoio técnico e de subsídios para o controle das moscas, alegando que estaria faltando empenho de muitos produtores.

Santa Helena encontra-se diante do desafio de equilibrar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e o bem-estar da população, reforçando a importância de políticas públicas mais amplas e estratégias integradas para resolver esses impasses.

Confira a coluna de Fernanda Rech

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram