Notícias da Região | Santa Helena
Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025
Quer aumentar a produtividade de seus aviários? Especialista em avicultura em Santa Catarina realiza treinamento com foco na tomada de decisões
A região Oeste do Paraná, líder nacional na produção avícola, recebe uma iniciativa de capacitação diferenciada para avicultores e granjeiros. Genésio Marino Anton, ex-prefeito e avicultor experiente de São João do Oeste (SC), traz para a região, por meio da empresa Lee Costela Treinamentos, uma metodologia focada na otimização do manejo de frangos de corte, visando resultados mais eficientes e sustentáveis.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
O granjeiro com pouco resultado pode precisar de pequenos ajustes para alcançar excelentes resultados e é aí que a mentoria da Lee Costela vai ajudar. A ração garante a nutrição e mesmo recebendo pintinhos com qualidade inicial inferior, o produtor pode, através de um manejo adequado, otimizar o desenvolvimento do lote. "A partir do momento que você descarregou, depende de você. Os fatores externos são menos determinantes", ressalta Anton.
A proposta de Anton, desenvolvida a partir de anos de experiência e pesquisa, se baseia em três pilares para o manejo ideal: capacidade de observação, sensibilidade ao ambiente e senso de urgência. Ele destaca que, com a redução cada vez maior do tempo de criação dos frangos de corte, que alcançam 3 kg em apenas 35 dias, a tomada de decisão rápida e assertiva dentro do aviário se torna crucial. "Não adianta capacitar o técnico ou o diretor da empresa é o trabalhador dentro do aviário que precisa tomar a decisão 24 horas por dia", afirma.
O treinamento não foca em produtos ou medicamentos, mas em tecnologia de processo, buscando "devolver o prazer de criar frango" aos produtores. Anton destaca que o frango tem pouco tempo para sua produção, mas em compensação, dá uma resposta imediata quando estimulado.
A Lee Costella Treinamentos, fundada em fevereiro deste ano em parceria com sua esposa e sócia Sirlei Stuelp, já atende alunos em diversas regiões do Brasil e até em países de língua portuguesa e espanhola, adaptando as técnicas às realidades locais. A expansão para o Oeste do Paraná é estratégica, dada a alta densidade de produção avícola e o dinamismo do setor na região, que possui cooperativas e empresas em constante crescimento, como a LAR, mencionada durante a apresentação.
Genésio Anton
Whatsapp: (49) 99927-1378








