Esporte | Paulistão
Quarta-feira, 19 de Março de 2025
Quais podem ser os impactos da final do Paulistão para Palmeiras e Corinthians?
No dia 27 de março, Palmeiras e Corinthians fazem o segundo e decisivo jogo da final do Paulistão. O Timão levou a melhor no primeiro e venceu por 1 a 0 no Allianz Parque. Agora, terá a vantagem do empate e de jogar em casa. E, com os dois arquirrivais duelando por mais um título, as principais casas de apostas com bônus do país estão fervilhando com os mais variados palpites. Afinal, quem vai levantar a taça?
Palmeiras e Corinthians vivem, ao longo dos últimos anos, momentos diferentes. O Verdão atravessa a melhor fase de sua história, ao menos na conquista de títulos importantes. Por outro lado, o Timão vivenciou uma série de crises e ainda luta para conseguir mudar esse cenário.
Mas quais podem ser os impactos da final do Paulistão para ambas as equipes? Para o Corinthians, que recentemente foi eliminado em mais uma pré-Libertadores, um eventual título poderá dar a tranquilidade – e a confiança – necessária para a sequência do ano.
Fora da Libertadores, o Timão ainda tem a Copa do Brasil e o Brasileirão pela frente. O clube fez investimentos importantes nos últimos tempos, como a própria contratação de Memphis Depay, e, portanto, a torcida espera bons resultados. Todavia, se o Corinthians perder a final, a crise da eliminação precoce na pré-Libertadores poderá ser acentuada e, somando isso à má fase dos últimos anos, as consequências podem ser complicadas para o time.
E o Palmeiras?
Para o Palmeiras, o título do Paulistão tem um peso menor do que para o Corinthians. Afinal, nas últimas cinco edições, o Verdão venceu quatro e foi vice na outra.
No entanto, a torcida tem vivido uma relação mista com Abel Ferreira, com alguns torcedores, inclusive, acreditando que o ciclo do português já se encerrou. Isso tudo apesar dos ótimos resultados que ele vem obtendo.
Uma eventual derrota para o maior rival, portanto, pode complicar essa relação e até atrapalhar o restante da temporada. E, em 2025, o Palmeiras terá como principal objetivo fazer uma boa participação na primeira edição do Supermundial de Clubes da Fifa.
Assim, embora o troféu do Paulistão não tenha um peso tão grande para a equipe alviverde, o simbolismo da final contra o Corinthians é muito importante. E o resultado poderá ter impactos consideráveis no restante da temporada do clube.
Primeiro jogo
O primeiro jogo da final do Paulistão terminou com um resultado muito importante para o Corinthians. Jogando fora de casa, a equipe conseguiu segurar o ímpeto palmeirense e anotar um gol de contra-ataque. Um golaço, aliás, com a dupla Memphis Depay-Yuri Alberto funcionando de forma letal.
Para destacar o feito corintiano, o jogo terminou com 19 finalizações do Palmeiras, contra apenas três do Corinthians. Isso, inclusive, reavivou na torcida palmeirense as críticas ao setor ofensivo do time. Nos últimos anos, a grande carência do time sempre foi o ponto de referência lá na frente, o homem-gol.
Com o intuito de tentar sanar o problema, o Palmeiras anunciou, para 2025, a chegada de Paulinho e Vitor Roque. O primeiro ainda não jogou e o segundo, embora ainda não tenha balançado a rede nos dois jogos que disputou, foi muito importante na vitória contra o São Paulo, na semifinal.
Mas, se o Palmeiras enfrenta desafios no ataque, o Timão tem nesse setor um de seus pontos fortes. E, com isso, vai levar para o segundo jogo da final do Paulistão, que será disputado na Neo Química Arena, a vantagem do empate.
Tudo pode acontecer
E a verdade é que, apesar da vantagem corintiana, tudo pode acontecer no segundo e decisivo confronto. Por isso, a final do Campeonato Paulista de 2025 ainda está em aberto.
O Palmeiras conseguirá seu quarto título consecutivo ou o Corinthians vai interromper a sequência palmeirense e levar o troféu para o Parque São Jorge? Isso é o que os torcedores verão no dia 27 de março, quando as duas equipes entram em campo para escrever mais um capítulo em sua história de rivalidade.