Notícias da Região | Melhorias

Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026

Projeto prevê ações contra eventos climáticos extremos nas escolas do Paraná

Proposta na Assembleia prevê melhorias estruturais e ações de prevenção contra eventos climáticos extremos

Proposta de criação do Programa de Enfrentamento às Mudanças e às Emergências Climáticas nas escolas públicas e privadas do Paraná começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Paraná.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

O texto estabelece medidas para reduzir os impactos de eventos climáticos extremos e garantir mais segurança à comunidade escolar.

O projeto define como emergências climáticas situações como ondas de calor extremo, chuvas intensas, tempestades e problemas na qualidade do ar ou da água que afetem alunos, professores e funcionários.

Entre as ações previstas estão a adequação das estruturas para melhorar o conforto térmico, a criação de protocolos de atendimento em casos de risco e a capacitação da comunidade escolar.

O texto também prevê revisão dos sistemas de climatização e isolamento térmico, melhorias na ventilação, cobertura de quadras, arborização com espécies nativas, garantia de água potável, captação de água da chuva e tratamento sanitário adequado. Quando possível, as escolas poderão funcionar como abrigos em situações de emergência.

A implementação poderá ocorrer de forma gradual, com prioridade para unidades mais vulneráveis. O projeto ainda autoriza convênios com prefeituras e organizações da sociedade civil para viabilizar as ações.

A iniciativa partiu dos deputados Alexandre Curi e Gugu Bueno, ambos do PSD. Na justificativa, eles apontam o aumento de tempestades severas e outros eventos extremos no Estado e defendem políticas de prevenção nas escolas. O texto cita ainda o levantamento "Educação Resiliente", que aponta interrupção de aulas de mais de 1 milhão de estudantes no Brasil por causa de eventos climáticos extremos.

Catve com ALEP

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram