Internacionais | China x EUA

Domingo, 18 de Janeiro de 2026

Preocupação com China une democratas e republicanos, diz professor

Maurício Moura, professor da Universidade George Washington, afirma que eleitores de ambos os lados políticos veem o gigante asiático como adversário desleal e ameaça econômica

Em uma rara convergência de opiniões no polarizado cenário político americano, democratas e republicanos compartilham uma visão comum sobre a China, conforme revelou Maurício Moura, professor da Universidade George Washington nos Estados Unidos.

"É interessante que esse é um tema unificador entre democratas e republicanos, é um dos raríssimos temas unificadores, e também é um tema unificador no ponto de vista do imaginário do eleitor", explicou Moura.

Segundo o professor, essa visão compartilhada sobre a China se manifesta de formas diferentes entre os eleitores dos dois espectros políticos. Os eleitores democratas, geralmente mais escolarizados e urbanos, enxergam na China principalmente questões relacionadas à segurança nacional, como ameaças de cibersegurança e roubo de segredos industriais."Eles enxergam um adversário que pode prejudicar a economia americana, não jogando o jogo nas regras do direito internacional, do comércio internacional", detalhou.

Por outro lado, os eleitores republicanos, especialmente aqueles com menor escolaridade e renda, associam a China principalmente à desindustrialização dos Estados Unidos. "Eles associam à China a perda de empregos, a saída das indústrias", afirmou o professor.

Moura destacou ainda que essa preocupação com a China transcende as divisões partidárias em Washington, onde figuras políticas como Marco Rubio defendem que a política externa americana deveria se concentrar prioritariamente na relação com o gigante asiático. "Se existe um pouquíssimo consenso em Washington hoje, é sobre o perigo da China, tanto para a economia quanto para a segurança nacional", concluiu.

CNN