Notícias da Região | Santa Helena/Paraguai
Sábado, 17 de Janeiro de 2026
Prefeito de Santa Helena e líderes regionais garantem investimentos em infraestrutura após reunião com o presidente do Paraguai, Santiago Peña
O cenário para o comércio exterior e a infraestrutura na fronteira entre o Brasil e o Paraguai recebeu um impulso decisivo nesta quinta-feira (15).
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Em audiência oficial na residência da presidência em Assunção, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, recebeu uma comitiva liderada pelo prefeito de Santa Helena, Dinho Maraskin, além de lideranças de Mbaracayú e Minga Porã.
O encontro, intermediado pelo senador Dionisio Amarilla, focou na otimização do corredor logístico que conecta o oeste paranaense ao território paraguaio. O Porto Internacional de Santa Helena é o protagonista dessa relação, tendo movimentado mais de R$ 1 bilhão em 2025.
Durante a reunião, o presidente Peña deu "sinal verde" para demandas históricas que visam eliminar gargalos logísticos:
Asfaltamento Porto Índio: A obra que liga o porto à "supercarretera" (Rodovia PY 07) está em fase final, com 50 km dos 60 km totais já concluídos.
Conexão Itaipu Porã – San Lorenzo: Foi apresentada a necessidade urgente de pavimentação do trecho de 50 km em Minga Porã, que atualmente opera via balsa, mas carece de asfalto.
Energia Elétrica: O governo paraguaio se comprometeu a realizar melhorias no fornecimento de energia para a região através da ANDE - Agência Nacional de Energia.
Aduana Integrada: Foram discutidas melhorias nos processos burocráticos e estruturais para agilizar o fluxo comercial.
"O presidente se comprometeu a resolver os gargalos para melhorar ainda mais o funcionamento das relações comerciais via porto de Santa Helena", destacou em entrevista o prefeito Dinho Maraskin, reforçando o perfil arrojado e a receptividade de Peña.
O grupo liderado pelo prefeito de Santa Helena, contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Draguethi, do assessor de Assuntos Alfandegários, o advogado Jaime Remor, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Joner Sassi, do ex-prefeito Zado, do empresário Egídio Valiatti (Frivatti) e do comunicador Elder Boff. Pelo lado paraguaio, prefeitos como Clementino Portillo, de Minga Porã e empresários como Adjaime Pavei, da Navegação Porto Índio, reforçaram a integração binacional necessária para o sucesso dos projetos.
José Macedo com informações do FonteExtra
Leia Mais
► Senador paraguaio visita Porto Internacional de Santa Helena. Integração e desenvolvimento são discutidos
► Comitiva de Santa Helena (PR) participa da inauguração de nova balsa no Paraguai
► Porto de Santa Helena se prepara para atender até 600 caminhões por dia após asfaltamento de rodovia no Paraguai
► Comitiva de Santa Helena cumpre agenda estratégica com o presidente do Paraguai








