Notícias da Região | Santa Helena/Paraguai

Sábado, 17 de Janeiro de 2026

Prefeito de Santa Helena e líderes regionais garantem investimentos em infraestrutura após reunião com o presidente do Paraguai, Santiago Peña

O cenário para o comércio exterior e a infraestrutura na fronteira entre o Brasil e o Paraguai recebeu um impulso decisivo nesta quinta-feira (15).

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Em audiência oficial na residência da presidência em Assunção, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, recebeu uma comitiva liderada pelo prefeito de Santa Helena, Dinho Maraskin, além de lideranças de Mbaracayú e Minga Porã.

O encontro, intermediado pelo senador Dionisio Amarilla, focou na otimização do corredor logístico que conecta o oeste paranaense ao território paraguaio. O Porto Internacional de Santa Helena é o protagonista dessa relação, tendo movimentado mais de R$ 1 bilhão em 2025.

Durante a reunião, o presidente Peña deu "sinal verde" para demandas históricas que visam eliminar gargalos logísticos:

Asfaltamento Porto Índio: A obra que liga o porto à "supercarretera" (Rodovia PY 07) está em fase final, com 50 km dos 60 km totais já concluídos.

Conexão Itaipu Porã – San Lorenzo: Foi apresentada a necessidade urgente de pavimentação do trecho de 50 km em Minga Porã, que atualmente opera via balsa, mas carece de asfalto.

Energia Elétrica: O governo paraguaio se comprometeu a realizar melhorias no fornecimento de energia para a região através da ANDE - Agência Nacional de Energia.

Aduana Integrada: Foram discutidas melhorias nos processos burocráticos e estruturais para agilizar o fluxo comercial.

"O presidente se comprometeu a resolver os gargalos para melhorar ainda mais o funcionamento das relações comerciais via porto de Santa Helena", destacou em entrevista o prefeito Dinho Maraskin, reforçando o perfil arrojado e a receptividade de Peña.

O grupo liderado pelo prefeito de Santa Helena, contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Draguethi, do assessor de Assuntos Alfandegários, o advogado Jaime Remor, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Joner Sassi, do ex-prefeito Zado, do empresário Egídio Valiatti (Frivatti) e do comunicador Elder Boff. Pelo lado paraguaio, prefeitos como Clementino Portillo, de Minga Porã e empresários como Adjaime Pavei, da Navegação Porto Índio, reforçaram a integração binacional necessária para o sucesso dos projetos.

José Macedo com informações do FonteExtra

Leia Mais

► Senador paraguaio visita Porto Internacional de Santa Helena. Integração e desenvolvimento são discutidos
 Comitiva de Santa Helena (PR) participa da inauguração de nova balsa no Paraguai
 
Porto de Santa Helena se prepara para atender até 600 caminhões por dia após asfaltamento de rodovia no Paraguai

Comitiva de Santa Helena cumpre agenda estratégica com o presidente do Paraguai

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram