Notícias da Região | Porto Internacional

Terça-feira, 24 de Outubro de 2023

Porto Índio aguarda assinatura em acordo que pode liberar travessia nesta quarta. Prefeito de Santa Helena fala sobre o movimento

O movimento grevista que parou as exportações e importações via Porto Índio no Paraguai e Porto Internacional de Santa Helena no Brasil, continuou na terça-feira (24). Cerca de 200 caminhoneiros e produtores rurais estão no local, mas há sinal de trégua e tudo pode voltar ao normal a partir desta quarta-feira.

A garantia verbal de que o porto de Sanga Funda vai continuar tendo balsas atracando e carregando direto para Santa Helena e vice-versa, só falta ser confirmada com documento que estaria sendo assinados em Cidade do Leste por autoridades competentes do país vizinho.

O prefeito de Santa Helena e presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, Evandro Miguel Grade, se manifestou a respeito do movimento paredista do outro lado do Lago Internacional de Itaipu.

Zado disse acompanhar de perto tudo que acontece no lado guarani, pois reflete no porto local. “Foi protocolado um projeto de Gestão Coordenada de Fronteiras em Assunção recentemente, justamente para agilizar e uniformizar os trâmites aduaneiros entre os dois países, integrando ainda mais o Paraná e o Paraguai”, disse.

Ouça o prefeito de Santa Helena