Notícias da Região | Santa Helena

Domingo, 23 de Março de 2025

Porto de Santa Helena beneficiado! Hoje seria mudança de horário no Paraguai. Mas não! Entenda

Neste domingo (23), era para os ponteiros dos relógios guaranis, retornarem ao horário normal. Isso se uma lei sancionada pelo presidente, não tivesse extinguido a mudança.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp 

Quando no dia 14 de outubro do ano passado, entrou o horário de verão do Paraguai, entrou para não sair mais.

O país adotou o horário de verão como oficial durante todo o ano, mudando seu fuso horário de -4GMT (quatro horas atrás do Meridiano de Greenwich) para -3GMT, o mesmo adotado em Brasília, na Argentina e no Uruguai.

O presidente paraguaio, Santiago Peña, sancionou a Lei n.º 7.354, e com isso o Paraguai continua com o mesmo horário da região fronteiriça, incluindo a parte brasileira e argentina.

Porto de Santa Helena tem impacto positivo também

A medida impacta positivamente o Porto Internacional de Santa Helena que trabalha no sistema cabeceira única com a Aduana Integrada.

Os despachos aduaneiros tanto de negócios como a regularização da circulação de pessoas, são feitos no mesmo local, em Santa Helena e com o horário permanecendo o mesmo, menos confusão.

A liberação de cargas e obtenção de autorização para permanência dos cidadãos em cada país, tudo é feito no lado brasileiro.

Por que manter o horário verão sempre

A decisão do Paraguai também é motivada por questões econômicas. Ao se alinhar com os horários de seus parceiros no Mercosul, o país espera facilitar o comércio e as transações com os vizinhos. Para setores que lidam com negócios internacionais, estar no mesmo fuso horário de Brasília e Buenos Aires é uma vantagem prática.

Santiago Peña, o presidente paraguaio, defendeu que a mudança traria mais eficiência no uso da luz solar e ajudaria o país a se integrar melhor economicamente com a região. Para o Paraguai, essa mudança é um sinal de que o país está buscando uma maior sincronia com seus vizinhos e parceiros econômicos.

Resumindo tudo, ao meio-dia deste domingo (23) é hora de almoçar no Brasil, Paraguai e Argentina. Horários iguais.

Só o Mato Grosso do Sul e outros estados mais ao norte e alguns no centro oeste do país, que deixa de compartilhar o mesmo horário, pelo menos na maior parte do ano, pela diferença do pela diferença de fuso, que tem uma hora, duas ou até três de diferença de Brasília.

Atenção usuários de Android no Paraguai ????????

Com a mudança, ou seja, permanência do horário de verão, mantendo o mesmo horário durante todo o ano, a partir deste domingo, 23 de março, alguns dispositivos, principalmente celulares do sistema androide, poderão exibir a hora incorreta.

Para corrigir isso, devem ser feitas atualizações pendentes e reiniciar o dispositivo. Se o problema persistir, você pode ajustá-lo manualmente:

1 – Vá em Configurações>”Data e hora”

2 – Desative “Definir fuso horário automaticamente”

3 – Vá para “Fuso Horário”>”Região”

4 – Selecione Argentina ou Uruguai (melhor por causa do fuso diferenciado em determinados estados do Brasil.

Quem precisar mais informações ou assistência deve contatar com o www.suporte.google.com/androide/tread

Fonte Extra com inf. H2Foz, C. Grande News e Idalino Penayo
Foto capa e balsa : Elder Boff
Demais: ilustração e redes sociais

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram