Brasil | Rio de Janeiro
Quinta-feira, 29 de Janeiro de 2026
Polícia prende quatro em operação contra roubo de cargas em Manguinhos (RJ)
Ação da Operação Torniquete mira grupo ligado ao Comando Vermelho; Trens do ramal de Saracuruna foi impactado por conta do tiroteio
A PCERJ (Polícia Civil do Estado de Rio de Janeiro) cumpre, nesta quinta-feira (29), mandados de busca e apreensão no Complexo de Manguinhos, na zona norte da capital. Até o momento, quatro pessoas foram presas. A ação, segundo a corporação, integra a Operação Torniquete e tem como alvo um grupo especializado em roubo de cargas e receptação de produtos de origem criminosa.
As investigações indicam que o grupo tem ligação com a facção CV (Comando Vermelho) e utiliza esse tipo de crime para movimentar recursos financeiros. Levantamentos apontam que a região era usada como ponto estratégico para o transbordo e o armazenamento de cargas roubadas em vias expressas como a Avenida Brasil e a Rodovia Washington Luiz.
De acordo com a apuração, o principal alvo dos criminosos eram cargas de óleos lubrificantes, com atuação de receptadores especializados. As investigações também identificaram a participação de funcionários de transportadoras, que repassariam informações sobre rotas, datas e horários das cargas, mediante pagamento.
Impacto na circulação dos trens
Moradores relataram troca de tiros durante a operação. Em nota, a SuperVia informou que o ramal de Saracuruna foi impactado, com reflexos na circulação dos trens ao longo da manhã. Neste momento, as composições operam apenas no sentido Central do Brasil, priorizando o fluxo de maior demanda de passageiros. Temporariamente, não há partidas da Central do Brasil em direção a Saracuruna.
A operação segue em andamento.
CNN Brasil








