Notícias da Região | Operação Aliança II
Terça-feira, 23 de Junho de 2026
Polícia Federal deflagra segunda fase da Operação Aliança contra contrabando e lavagem de dinheiro
Ação cumpre 20 mandados de busca e apreensão e 14 de prisão preventiva em três estados
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (23), a Operação Aliança II, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa estruturada, investigada pelos crimes de contrabando, descaminho e lavagem de capitais. A operação é um desdobramento da primeira fase, realizada no início deste ano, quando cinco policiais militares foram presos por envolvimento em esquemas ilícitos na região noroeste do Paraná.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Nesta nova etapa, foram expedidos pela Justiça Federal em Guaíra/PR 20 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão preventiva. Além das prisões, a operação cumpre medidas de sequestro e bloqueio de bens dos investigados, visando à recuperação de ativos vinculados às atividades criminosas e a possível reparação de danos ao Estado.
As investigações revelam que o grupo operava a internalização irregular de mercadorias pela fronteira brasileira. O esquema contava, em tese, com a facilitação de agentes públicos e uma rede estruturada de freteiros e motoristas responsáveis pelo transporte das cargas ilícitas.
As diligências estão sendo executadas em municípios dos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Até o momento, a ação resultou em dois flagrantes por contrabando, descaminho e posse ilegal de arma de fogo, registrados nas cidades de Umuarama (PR) e São Paulo (SP).
A Operação Aliança II conta com o apoio estratégico da Receita Federal do Brasil e da Corregedoria da Polícia Militar do Paraná.








