Internacionais | Chile

Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2024

Piñera, que morreu em queda de helicóptero, era piloto “excelente”, diz especialista

Autoridades não confirmaram até o momento se o ex-chefe de Estado era quem pilotava a aeronave; outras três pessoas sobreviveram

O ex-presidente do Chile Sebastián Piñera, que morreu em uma queda de helicóptero nesta terça-feira (6), era um piloto “excelente”, segundo disse o especialista em aviação Eddie Miceli.

Autoridades não confirmaram até o momento se o ex-chefe de Estado era quem pilotava a aeronave, onde também estavam outras três pessoas, que sobreviveram ao acidente e não correm risco de vida.

Miceli conhecia pessoalmente Piñera e destacou que ele era um piloto “impecável”, que sempre perguntava sobre segurança aérea e queria se informar sobre o assunto.

Além disso, em entrevistas à CNN, os ex-presidentes Andrés Pastrana e Iván Duque, da Colômbia, e o ex-presidente boliviano Jorge Quiroga, lembraram visitas à residência de Sebastián Piñera no Chile.

Nessas ocasiões, viajaram no helicóptero que o ex-presidente chileno pilotava, que seria a mesma aeronave que caiu nesta terça-feira.

“Estávamos precisamente no lago, na casa dele, dormindo há menos de um ano”, pontuou Pastrana.

Ainda segundo o colega, quando disse a Piñera que parasse de pilotar, recebeu a seguinte resposta: “Não, eu gosto [de pilotar]”.

“Percorremos o lago com o presidente Piñera, com Sebastián, estávamos sobrevoando o lago, ele nos mostrava as casas, as diferentes paisagens lindas que havia ali e sempre com muito carinho e muita amizade”, relembrou Pastrana.

Condições meteorológicas estavam ruins

Segundo relatos, as condições meteorológicas no momento do acidente eram ruins, com chuva.

Piñera tem uma casa na região rural onde aconteceu a queda, que usava durante as férias. Ele voltava de um almoço na casa do empresário José Cox.

Líderes mundiais, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lamentaram a morte do empresário de 74 anos, destacando seus feitos à frente do Chile.

No Chile, o presidente Gabriel Boric decretou três dias de luto e afirmou que será feito um funeral de Estado.

CNN