Internacionais | Piloto de helicóptero

Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024

Piloto de helicóptero que colidiu com hotel estava bêbado, diz relatório

Um piloto que morreu quando colidiu com um helicóptero em um hotel na Austrália tinha “teor significativo de álcool no sangue” durante o voo não autorizado, de acordo com um relatório oficial sobre o incidente.

Centenas de hóspedes e funcionários foram retirados do DoubleTree by Hilton Hotel em Cairns, no extremo norte de Queensland, em 12 de agosto, quando a aeronave atingiu o último andar e pegou fogo.

Na época, a empresa de fretamento Nautilus Aviation disse que o piloto era um membro de sua equipe de solo que havia participado de uma festa na noite anterior ao acidente para comemorar uma promoção.

Ele não estava autorizado a pilotar a aeronave, mas tinha acesso ao helicóptero, cujas chaves eram rotineiramente deixadas dentro da aeronave quando ela estava estacionada dentro do hangar.

O relatório divulgado pelo Australian Transport Safety Bureau (ATSB) na quinta-feira descobriu que o piloto “foi afetado por uma quantidade significativa de álcool” e voou “bem abaixo dos 1.000 pés (304 metros) permitidos para voo sobre uma área construída”.

Os investigadores não chegaram a uma conclusão sobre o motivo pelo qual o piloto pegou o helicóptero, ou se ele fez isso com a intenção de colidir com um hotel.

Não havia gravador de cabine ou gravador de dados de voo, mas os investigadores juntaram os movimentos da aeronave a partir de seu rastreador GPS e dados de radar terrestre.

O relatório disse que o piloto não estava autorizado a pilotar o avião e, embora já tivesse pilotado um Robinson R44 antes, ele não o fez à noite.

Ele descobriu que o helicóptero não estava na vertical quando atingiu o hotel, mas também não havia sinais de falha mecânica.

CNN.