Brasil | Prisões

Terça-feira, 19 de Março de 2024

PF cumpre 17 mandados de prisão contra grupo no Espírito Santo associado a uma facção criminosa no Rio

Investigações apontam a existência de uma rede criminosa voltada para o tráfico de drogas e o comércio ilegal de armas de fogo

A Polícia Federal (PF) realiza na manhã desta terça-feira (19) no Espírito Santo uma operação contra um grupo de pessoas que teriam ligações com uma facção criminosa no Rio de Janeiro.

Segundo a PF, foram expedidos pela 4ª Vara Criminal de Vitória 18 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão temporária. Os investigados estariam envolvidos com tráfico interestadual de drogas e comércio ilegal de armas de fogo.

Ainda de acordo com a PF, as investigações começaram em julho de 2023 após a prisão de um homem ao desembarcar em um ônibus no Rio com 2 tabletes de maconha, 20 tabletes de pasta base de cocaína, uma pistola calibre .380, 1 carregador de pistola calibre .40 e 57 munições calibre .40.

As investigações apontaram a existência de uma rede criminosa voltada para o tráfico de drogas e comércio ilegal de armas. As ações ilegais ocorreram nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Vitória/ES, Governador Valadares/MG e São Paulo/SP. A investigação busca agora obter novas provas do envolvimento dos investigados e identificar outras pessoas que teriam participação nos crimes.

Caso sejam condenados, os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico e associação ao tráfico de drogas, cujas penas somadas podem chegar a 25 anos de reclusão, além do comércio ilegal de arma de fogo, caso seja confirmada a participação de cada investigado na compra e venda das armas, crime cuja pena máxima é de 12 anos de reclusão.

CNN