Notícias da Região | Operação Guardiões do Amanhã 3

Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2026

PF apreende adolescente de 17 anos por armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil em Guaíra

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (12), a Operação Guardiões do Amanhã 3, com o objetivo de combater crimes de armazenamento e distribuição de material relacionado ao abuso sexual de crianças e adolescentes. Durante a ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no bairro Bela Vista, em Guaíra/PR. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Estadual do município.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

De acordo com as investigações, o investigado mantinha, em dispositivos eletrônicos, arquivos contendo registros de abuso sexual infantojuvenil. Também foi identificado que parte das imagens teria sido produzida pelo próprio autor, envolvendo crianças que frequentavam a residência onde as fotografias eram feitas. O Conselho Tutelar de Guaíra acompanhou a operação e atuou na identificação e atenção às possíveis vítimas.

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais localizaram material armazenado em aparelho eletrônico no local, configurando ato infracional análogo ao crime de armazenamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil. O adolescente, de 17 anos, foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Guaíra para os procedimentos legais cabíveis. A investigação segue em andamento para apurar a possível produção das imagens e identificar outras vítimas.

A Polícia Federal reforça que, embora a legislação ainda utilize o termo “pornografia” no Estatuto da Criança e do Adolescente, a nomenclatura mais adequada é “abuso sexual” ou “violência sexual” contra crianças e adolescentes, destacando a gravidade desses crimes. A instituição também orienta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar e dialogar com filhos a respeito do uso seguro da internet, mantendo atenção a mudanças de comportamento e reforçando a necessidade de buscar ajuda diante de qualquer situação suspeita.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram