Notícias da Região | Paraná

Quarta-feira, 18 de Junho de 2025

Perto da natureza: parques do Paraná funcionarão no feriado de Corpus Christi

As 27 Unidades de Conservação administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT), além do Jardim Botânico de Londrina e do Aquário de Paranaguá, funcionarão em seus horários habituais durante todo o feriado de Corpus Christi, a partir desta quinta-feira (19).

As 27 Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo Instituto Água e Terra (IAT) – além do Jardim Botânico de Londrina, no Norte, e do Aquário de Paranaguá, no Litoral –, estarão abertas ao público durante todo o feriado prolongado de Corpus Christi, entre quinta-feira (19) e domingo (22). Os horários de funcionamento são os habituais e podem ser consultados no site do IAT, autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

Entre as diferentes opções de lazer em áreas naturais do Paraná, há locais com estrutura para camping, como o Parque Estadual Pico do Marumbi, localizado entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral. Para quem busca cachoeiras, a dica é o Salto São Francisco, entre os municípios de Guarapuava, Prudentópolis e Turvo, na região Central do Estado. Há também espaços voltados à prática de esportes de aventura incluem o Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi, e o Vale do Codó, em Jaguariaíva, ambos nos Campos Gerais. Já para os trilheiros, a indicação é o Pico Paraná, ponto mais alto da Região Sul do Brasil.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Na Região Norte, os destaques são os parques estaduais Ibicatu, em Centenário do Sul, e Ibiporã, em Ibiporã. No Oeste, as opções são o Cabeça do Cachorro, em São Pedro do Iguaçu, e o São Camilo, em Palotina.

No total, o Paraná possui atualmente 74 Unidades de Conservação catalogadas pelo IAT, nem todas abertas à visitação. Esse montante compreende cerca de 26,3 mil km² de áreas protegidas por legislação, formadas por ecossistemas livres que não podem sofrer interferência humana ou aquelas com o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais, como os parques abertos à visitação pública.

Essas áreas de proteção são divididas em UCs estaduais de Uso Sustentável, com 10.470,74 km²; UCs estaduais de Proteção Integral (756,44 km²); Áreas Especiais de Uso Regulamentado (Aresur), 152,25 km²; e Áreas Especiais e Interesse Turístico (AEIT), com 670,35 km², todas com administração do Governo do Estado.

O cenário se completa com as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, as chamadas RPPNs, que somam atualmente 553,83 km²; terras indígenas, com 846,87 km²; e Unidades Federais, de 8.840,39 km², sendo o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, a área mais simbólica; e Unidades Municipais (3.959,55 km²), como o Parque Barigui, em Curitiba.

AEN

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram