Notícias da Região | Operação policial
Segunda-feira, 04 de Agosto de 2025
PCPR lança Operação Shamar contra violência à mulher
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deu início nesta sexta-feira (1º) à Operação Shamar, uma ação nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com foco no combate à violência contra a mulher. A operação integra a campanha Agosto Lilás e será realizada simultaneamente em todo o Estado, com encerramento previsto para 4 de setembro.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
De acordo com a delegada-chefe da Divisão de Polícia Especializada da PCPR, Luciana Novaes, o enfrentamento à violência de gênero é prioridade no Paraná. “A violência contra a mulher é um problema que atinge todas as etnias, religiões, escolaridades e classes sociais. É uma violação de direitos humanos e liberdades fundamentais. Apesar disso, ainda é tolerada e aprendida entre gerações”, afirmou.
Durante o período da operação, as Delegacias da Mulher de Londrina, Maringá, Guarapuava, Cascavel e Cianorte terão reforço de efetivo para intensificar diligências, cumprimento de mandados e outras ações policiais relacionadas aos crimes de violência contra a mulher. Além das unidades especializadas, todas as delegacias do Estado foram mobilizadas para colaborar de forma coordenada com a captura de condenados ou investigados por esses delitos.
Paralelamente às ações de repressão, a operação também prevê atividades educativas. Serão realizadas palestras, panfletagens e rodas de conversa em escolas, empresas e espaços públicos, direcionadas a homens e adolescentes. O objetivo é promover o diálogo e a conscientização, fortalecendo a rede de proteção às vítimas. “Este é também um momento de reflexão, para demonstrarmos que a violência contra mulher vai muito além das marcas físicas. Reconhecer a violência de gênero é o primeiro passo para mudanças, buscando mais equidade para a mulher em todos os espaços”, completou Luciana Novaes.
A PCPR participa da Operação Shamar pelo terceiro ano consecutivo. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres e também está alinhada ao Programa Mulher Segura, da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP). Lançado em 2024 e ampliado em 2025, o programa promove ações educativas e intensifica o combate ao feminicídio e outras formas de violência. Dados da SESP mostram que nas 20 cidades paranaenses que receberam ações do programa Mulher Segura houve uma redução de 37,93% nos casos de feminicídio em 2024, com 11 vidas preservadas em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Agosto Lilás
A campanha Agosto Lilás foi instituída em 2020 para reforçar a importância da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006. A lei é um marco no combate à violência doméstica e familiar, reconhecendo esse tipo de agressão como violação de direitos humanos. A cor lilás representa a luta pela igualdade de gênero e pela eliminação da violência contra a mulher. A operação recebeu o nome Shamar, que em hebraico significa "cuidar", "guardar", "zelar" ou "proteger", conceitos centrais para a iniciativa que busca preservar vidas e garantir dignidade às mulheres.
Megazine News








