Notícias da Região | Santa Helena

Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Pavimento permeável é tema de curso para engenheiros das prefeituras da região lindeira ao lago de Itaipu

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu custeou um curso de pavimentos permeáveis de concreto para engenheiros das prefeituras da região. O conteúdo foi ministrado pelo Especialista em Gestão Pública e Planejamento Estratégico, diretor do Instituto Rua de Curitiba, Alexsander Maschio.

As equipes técnicas conheceram detalhes de como calcular a permeabilidade, preparação do terreno, aplicações e cases de sucesso.

O concreto permeável, diferente do convencional, é desenvolvido para permitir a passagem de água e ar por sua estrutura através de um amplo sistema de poros interconectados.

Dentre as vantagens apontadas com a utilização de pavimentos de concreto está a redução dos gastos com o sistema de drenagem, instalação fácil, baixo índice de manutenção, alta durabilidade e suporta cargas de pedestres até transportes pesados.

A engenheira civil da prefeitura de Santa Helena, Makely Prates, ressalta que é muito interessante a iniciativa dos Lindeiros em proporcionar o aperfeiçoamento aos técnicos das prefeituras. “A gente sabe que mora numa região privilegiada, mas essa parte de pavimentação em concreto é muito interessante para a nossa realidade, trazer para a nossa região, tendo em vista que ainda é baixa adesão aqui nos municípios”, observa. “Então, considerando todos os prós dessa pavimentação em concreto, principalmente na pavimentação permeável, que foi a abordagem que o Alex trouxe aqui hoje para nós, é de suma importância a gente conseguir aplicar isso”, enfatiza.

O propósito do curso, segundo Alexander Maschio, é mostrar a possibilidade de alternativas para fazer drenagem urbana. “Mostrar um pouco do pavimento permeável de concreto, desmistificar essa coisa de que a invenção, a inovação é mágica”, destaca. “Tem norma desde 2015, então é aplicar norma, a gente trouxe os conceitos, os requisitos, como faz o dimensionamento, como executa, mostrando que o processo é simples e que pode ser aplicado em qualquer cidade do Brasil, inclusive, e principalmente nas pequenas”, ressalta.

Os técnicos também aprofundaram conhecimentos sobre sistemas urbanos de drenagem sustentável, que são os complementos do pavimento permeável, como, sarjeta permeável, jardim de chuva, as faixas de pedestres em pavimento permeável.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp