Notícias da Região | Santa Helena
Quinta-feira, 28 de Maio de 2026
Patrulha Rural de Santa Helena promove ação de combate à violência doméstica com mulheres do campo em Diamante do Oeste
Na manhã desta quinta-feira (28), a equipe da Patrulha Rural de Santa Helena participou de um encontro alusivo à Semana Estadual das Mulheres do Campo – Ações de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e Familiar, realizado no salão da PROVOPAR, em Diamante do Oeste.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
A ação integrou as atividades da Operação Mulher Segura e contou com a participação da equipe de serviço do Destacamento da Polícia Militar (DPM), além de integrantes da Rede de Proteção e Apoio do município. O evento reuniu mulheres da área rural em um momento de integração, acolhimento e conscientização.
A programação teve início com uma apresentação de coral, proporcionando um momento de valorização das participantes. Em seguida, a soldado da Polícia Militar Z. Camargo ministrou uma palestra abordando temas relacionados à prevenção da violência doméstica e familiar, os diferentes tipos de violência previstos na legislação, os mecanismos de proteção às vítimas e a importância da denúncia e da rede de apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.
Durante a palestra, também foram repassadas orientações sobre os direitos das mulheres, medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha, canais de atendimento disponíveis e a importância do fortalecimento da autonomia feminina e da conscientização comunitária no enfrentamento à violência.
Na sequência, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela Patrulha Rural Comunitária, com destaque para as ações preventivas voltadas às mulheres que residem no campo. A Polícia Militar reforçou a importância da aproximação com a comunidade rural, das visitas comunitárias e do policiamento preventivo como ferramentas de proteção às famílias do meio rural.
O encontro teve como principal objetivo promover informação, conscientização e fortalecimento das mulheres do campo, ampliando o alcance das ações preventivas e reforçando o compromisso da Polícia Militar do Paraná, em parceria com instituições municipais e órgãos de segurança pública, no combate à violência doméstica.
O evento foi encerrado por volta das 11h com um café da manhã servido aos participantes. Ao todo, aproximadamente 110 pessoas participaram da ação, sendo 85 mulheres convidadas, além de familiares e colaboradores envolvidos na organização do encontro.








