Notícias da Região | Reconstrução Escolar
Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025
Paraná libera investimento de R$ 10 milhões para reconstrução de escola em Rio Bonito do Iguaçu
O Governo do Estado do Paraná autorizou nesta quarta-feira (12) o investimento de R$ 10 milhões para a reconstrução completa do Colégio Estadual Ludovica Safraider, em Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Estado. A unidade foi uma das mais atingidas pelos temporais que devastaram a região na última semana e será reconstruída pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), autarquia responsável pela infraestrutura das escolas estaduais.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Equipes da Secretaria da Educação (Seed-PR) e do Fundepar estão mobilizadas na região para garantir a retomada das aulas com segurança. Para as demais unidades menos afetadas, o instituto liberou recursos emergenciais por meio do Fundo Rotativo, possibilitando que as próprias escolas realizem reparos imediatos, principalmente em coberturas e instalações elétricas, restabelecendo as condições adequadas para o retorno das atividades presenciais.
No caso do Colégio Ludovica Safraider, os danos foram severos, exigindo uma intervenção completa. O levantamento técnico realizado por engenheiros do Fundepar apontou a necessidade de reconstrução de um bloco de salas de aula, troca integral da estrutura do telhado, substituição de janelas e portas, reforma elétrica e de climatização, reconstrução do muro, melhorias na cozinha e construção de um novo ginásio de esportes.
De acordo com a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, a obra reflete o compromisso do Governo do Estado com a qualidade da educação e o bem-estar das comunidades escolares.
“A destruição provocada pelos ventos foi grande, mas a resposta do Estado está sendo ainda maior. Sob orientação do governador Ratinho Junior, estamos atuando com agilidade e rigor técnico para reconstruir o colégio. Essa será uma nova escola, moderna, segura e acolhedora, que simboliza o recomeço de toda uma comunidade”, afirmou.
Atendendo à solicitação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, e do secretário estadual da Educação, Roni Miranda, o Fundepar também se reuniu com a prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação de Rio Bonito do Iguaçu para oferecer apoio técnico na recuperação das demais escolas públicas do município e da região. “A união de esforços entre o governo, as equipes escolares e a população mostra que, com planejamento e dedicação, é possível transformar uma tragédia em um marco de superação”, concluiu Carmona.
AGILIDADE POR DECRETO – As obras serão contratadas de forma emergencial, amparadas pelo Decreto nº 11.873/2025, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior. O decreto permite à Fundepar e à Seed-PR atuar com mais rapidez e segurança jurídica na reconstrução das escolas danificadas, utilizando inclusive o Sistema de Registro de Preços (SRP) para reduzir custos e acelerar as entregas.
AULAS VOLTANDO – As aulas na rede estadual de Rio Bonito do Iguaçu começaram a ser retomadas na terça-feira (11), com o retorno das atividades no Colégio Estadual Joaquim Nazario Ribeiro, que atende 115 estudantes. Ao longo da semana, outras escolas também voltarão a funcionar de forma gradativa.
Veja o cronograma:
Terça-feira (11)
CE Joaquim Nazario Ribeiro – 115 estudantes
Quarta-feira (12)
CE Pinhalzinho – 111 estudantes
CE José Alves dos Santos – 105 estudantes
CE Iraci Salete Strozack – 607 estudantes
CE Sebastião E. da Costa – 109 estudantes
Quinta-feira (13)
CE Ireno Alves dos Santos – 128 estudantes
Sem previsão de retorno presencial
CE Ludovica Safraider – 389 estudantes
Fonte: AEN








