Notícias da Região | Intoxicação

Domingo, 05 de Outubro de 2025

Paraná confirma dois primeiros casos de intoxicação por metanol após consumo de bebida alcoólica

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou neste domingo (5) os dois primeiros casos de intoxicação por metanol no Paraná. Os pacientes são homens de 60 e 71 anos, moradores de Curitiba, que consumiram bebidas alcoólicas destiladas e seguem internados na capital. A presença da substância tóxica foi identificada em exames laboratoriais feitos pela Polícia Científica, a partir de solicitação da Sesa.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Um dos pacientes, de 60 anos, está com quadro de saúde considerado grave, porém estável. Ele já recebeu o antídoto específico para esse tipo de intoxicação, o etanol farmacêutico, enviado pelo Ministério da Saúde no sábado (4). A outra vítima segue internada e também está sob acompanhamento médico.

Além dos casos confirmados, há duas situações em investigação. Uma mulher de 31 anos, moradora de Foz do Iguaçu, apresentou sintomas compatíveis com intoxicação e aguarda o resultado dos exames. O outro caso suspeito é de um homem de 36 anos, também de Curitiba, que deu entrada em um serviço de saúde da capital neste fim de semana após consumir bebida alcoólica.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, todos os casos estão sendo acompanhados de perto e os serviços de saúde receberam uma nota técnica com orientações específicas. "É fundamental que qualquer suspeita seja imediatamente comunicada ao CIATox para garantir agilidade no atendimento", afirmou.

As autoridades também reforçam o alerta à população para evitar o consumo de bebidas de procedência desconhecida ou misturas com substâncias impróprias, como álcool combustível. Entre os sintomas de intoxicação por metanol estão visão turva, tontura, náusea, vômito, dificuldade para respirar e perda de consciência. Em caso de suspeita, a recomendação é buscar atendimento de emergência, em Curitiba, uma das oito UPAs pode ser acionada.

Polícia investiga origem das bebidas

A Polícia Civil do Paraná, com apoio da Vigilância Sanitária e da Polícia Científica, já iniciou a investigação para identificar a origem das bebidas envolvidas. Em Curitiba, agentes realizaram uma vistoria no local onde um dos pacientes teria adquirido o produto, e garrafas suspeitas foram apreendidas para análise.

A principal hipótese levantada até o momento é de que o próprio paciente tenha misturado álcool de posto à bebida consumida, o que provocou a intoxicação. Apesar disso, não estão descartadas outras linhas de investigação, como a possibilidade de comércio clandestino de bebidas adulteradas.

Segundo a Sesa, a atuação conjunta com a Secretaria de Segurança Pública foi reforçada para garantir rastreamento das possíveis fontes de contaminação e ampliar a orientação à população.

Com informações de CATVE

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram