Internacionais | Veículo da esperança

Quarta-feira, 26 de Novembro de 2025

Papamóvel de Francisco é transformado em clínica para crianças de Gaza

O papamóvel usado pelo falecido papa Francisco em sua visita à Terra Santa, em 2014, foi reapresentado nesta terça-feira (25) como uma clínica móvel infantil que será enviada para a Faixa de Gaza. A medida atende a um desejo feito pelo antigo pontífice antes de sua morte.

O Mitsubishi rebatizado de "Veículo da Esperança" foi abençoado nesta terça-feira pelo cardeal Anders Arborelius, bispo de Estocolmo. A cerimônia aconteceu em Belém, na Cisjordânia ocupada, a poucos passos da Igreja da Natividade e da Praça da Manjedoura.

"O Veículo da Esperança está pronto para sua nova missão. Queremos que cada criança que alcançarmos se sinta vista, ouvida e protegida. Os direitos e o bem-estar da criança vêm em primeiro lugar", disse o cardeal.

"Este veículo é um testemunho: o mundo não esqueceu as crianças de Gaza. Isto não é apenas um veículo: é uma mensagem de compaixão, dignidade e esperança."

O veículo continua inconfundível como um papamóvel: branco por dentro e por fora, com a tradicional cobertura elevada. Mas agora ele foi também equipado para exames, diagnósticos e tratamentos, incluindo vacinas, suturas e testes de infecção.

A clínica móvel deverá realizar até 200 consultas por dia.

No entanto, ainda não há data para que o veículo receba autorização israelense para entrar em Gaza, onde uma trégua entre Israel e Hamas se mantém desde 10 de outubro, após dois anos de guerra que devastaram o sistema de saúde do território palestino.

"Estamos trabalhando pelos canais oficiais para levar isso o mais rápido possível" declarou à agência de notícias AFP o secretário-geral da Caritas, Alistair Dutton.

G1