Notícias da Região | Santa Helena

Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026

Palavras que constroem ou travam vidas: novo programa estreia debatendo crenças limitantes

Estreou na última quarta-feira (28), no Jornal Correio do Lago, um novo programa voltado à reflexão e ao autoconhecimento. Em uma conversa próxima e acolhedora, a terapeuta sistêmica Elizandra Guimarães deu início ao projeto, que propõe abordar temas ligados às relações humanas e ao desenvolvimento pessoal. O tema de estreia foi, as crenças limitantes e fortalecedoras, assunto que impacta diretamente a forma como as pessoas se relacionam consigo mesmas, com os outros e com o mundo.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Durante a entrevista, Elizandra explicou que as crenças são formadas a partir daquilo que ouvimos, repetimos e acreditamos ao longo da vida. Segundo ela, palavras e pensamentos carregam grande poder e influenciam áreas como relacionamentos, prosperidade financeira e saúde emocional. Essas crenças podem ser instaladas tanto pela repetição de frases no dia a dia quanto por situações de forte impacto emocional, especialmente na infância.

A terapeuta destacou que, embora muitas crenças tenham origem nos primeiros anos de vida, elas continuam sendo reforçadas ou modificadas na fase adulta. Frases como “não sou bom o suficiente” ou “não consigo prosperar” são comuns e acabam limitando o crescimento pessoal. Como alternativa, Elizandra defende a substituição consciente desses pensamentos por crenças fortalecedoras, por meio da repetição diária de afirmações positivas.

Ao final, Elizandra convida leitores e ouvintes a refletirem sobre quais frases negativas ainda carregam e a transformá-las em declarações positivas, criando uma nova realidade. O programa passa a integrar a programação semanal do Correio do Lago, com foco em incentivar mudanças internas e uma vida mais consciente.

Confira a coluna da terapeuta Elizandra Guimarães

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram