Brasil | Outubro Rosa
Sábado, 05 de Outubro de 2024
Outubro Rosa: ONG leva exames gratuitos para população vulnerável
Detecção precoce da doença através de rastreamento e mamografia é a melhor forma de prevenção, segundo a Américas Amigas
No mês de conscientização sobre o câncer de mama, mamografias e exames gratuitos de rastreamento para detecção da doença serão oferecidos em onze pontos do estado de São Paulo até dezembro, pela ONG Américas Amigas.
A ação começou na última sexta-feira (27) e os serviços de saúde serão destinados para pessoas em vulnerabilidade social, a partir dos 40 anos de idade, faixa indicada para o rastreamento da doença — exames que buscam alterações — que permite diagnosticar o câncer de forma precoce.
A chance de cura é de até 95% quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, de acordo com os especialistas e entidades médicas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é a primeira causa de mortalidade por câncer entre mulheres no Brasil.
Do total de casos de câncer de mama diagnosticados pela Américas Amigas, 33% estão abaixo de 50 anos e 18% acima de 70 anos, o que significa que 51% estão fora da faixa etária atendida pelos serviços públicos, que é de 50 a 69 anos.
A campanha acontece através da unidade móvel da organização, que é equipada com mamógrafo, ultrassom e impressora de filme de exame. Os resultados são entregues em até 2 horas após a realização.
Os atendimentos acontecem das 8h às 16 horas e as pessoas interessadas devem se inscrever pelo site da Américas Amigas. A organização atua em todo o
Brasil e durante todo ano, por iniciativas próprias e em parceria com outras organizações sociais e instituições beneficentes.
Na campanha Outubro Rosa de 2023, a ação da Américas Amigas em unidade móvel atendeu 4.446 pessoas em doze pontos do estado de São Paulo.
A ação da campanha Outubro Rosa 2024 pela Américas Amigas tem patrocínio de AstraZeneca, BB Seguros, Daiichi Sankyo, Monange, Natural One e Raia Drogasil; apoio do Hospital de Câncer de Patrocínio, Instituto Projeto Cura, Instituto Verdescola, e Orientavida, além de organizações sociais parceiras onde os atendimentos serão realizados.
CNN