Notícias da Região | Policia Federal

Quinta-feira, 23 de Abril de 2026

Operação da PF mira crimes no Parque Nacional do Iguaçu e apreende armas, madeira ilegal e celulares

A Polícia Federal do Brasil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (23), a Operação Entalhe, com foco no combate a crimes ambientais na região lindeira ao Parque Nacional do Iguaçu. A ação contou com o apoio do ICMBio e da Polícia Militar do Paraná.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp

Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão no município de Capitão Leônidas Marques, sendo um em uma propriedade rural e outro em uma residência urbana.

Nas diligências, os agentes apreenderam armas de fogo, munições, celulares, documentos e móveis fabricados com madeira de origem ilegal, provenientes de espécies protegidas por lei e sem autorização de extração.

As investigações tiveram início após informações repassadas pelo ICMBio e apontam para a extração e furto de madeiras nativas dentro da unidade de conservação, com posterior beneficiamento e comercialização clandestina. Além disso, há indícios de envolvimento com caça, captura e venda de animais silvestres, incluindo espécies ameaçadas de extinção, bem como possível posse irregular de armas de fogo.

Os investigados poderão responder por crimes como dano à unidade de conservação, exploração ilegal de recursos florestais, caça de fauna silvestre e ingresso em área protegida com instrumentos para prática de crimes ambientais. A Polícia Federal segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos.

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram