Notícias da Região | Onça

Quinta-feira, 24 de Abril de 2025

Onça que matou caseiro em pesqueiro é capturada pela Polícia Ambiental no Pantanal de Aquidauana MS

Foi capturada nesta quinta-feira (24) pela Polícia Militar Ambiental (PMA) a onça que atacou e matou o caseiro Jorge Avalo, de 60 anos, no pesqueiro onde ele trabalhava, às margens do rio Miranda, no Pantanal de Aquidauana, Mato Grosso do Sul.

Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp 

O ataque ocorreu na manhã de segunda-feira (21). As equipes da PMA encontraram partes do corpo da vítima já na terça-feira (22), ao lado de pegadas do animal, em uma área de mata fechada. Durante as buscas, que contaram com o apoio de helicópteros, drones e familiares de Jorge, outras partes do corpo foram localizadas em uma toca da onça, a cerca de 300 metros do local do ataque.

O corpo foi recolhido para perícia técnica no Núcleo Regional de Medicina Legal de Aquidauana, e a funerária de plantão também foi acionada.

Segundo relatos, Jorge já havia alertado sobre a presença de onças na região dias antes do ataque. Em um vídeo gravado cerca de uma semana antes, ele e outro homem — que o chamava de cunhado — mostravam pegadas próximas à casa onde o caseiro morava. Durante a gravação, os dois comentam sobre a possibilidade de serem atacados, e o clima, apesar descontraído, já indicava preocupação com os felinos.

A Polícia Ambiental realizou a captura do animal nesta quinta-feira em meio às ações de busca e segurança na região.

O caso reforça a necessidade de atenção com a presença de grandes felinos em áreas próximas a habitações, especialmente em regiões de mata no Pantanal.

Veja também: Partes de corpo de homem atacado por onça são achadas em toca no Pantanal

Clique aqui para acessar nossa página no Instagram