Notícias da Região | Abandono
Terça-feira, 04 de Março de 2025
Oito crianças são encontradas em estado de abandono em Ponta Grossa

Oito crianças foram encontradas em estado de abandono, no bairro Neves, em Ponta Grossa, na noite de segunda-feira (03). Entre elas estava um bebê de apenas oito meses.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
A equipe da Guarda Civil Municipal- GOE Alpha – foi acionada via Central de Operações da Guarda Municipal (COGM), por volta das 19h40, para atendimento de uma ocorrência de abandono de incapaz.
A equipe chegou no local, sendo que a residência não havia muro e estava com muito lixo no terreno, a porta da frente estava aberta e as crianças estavam dentro da residência.
Os agentes encontraram as crianças em estado de abandono. Em conversa com elas, a equipe foi informada que a mãe saiu de casa por volta do meio-dia e até então não havia voltado, e o pai também não estava presente, teria saído já pela manhã de casa. Segundo relatos, as crianças eram deixadas sob responsabilidade do filho mais velho, de 14 anos.
A equipe encontrou uma criança de aproximadamente oito meses, que estava em uma cama sem roupas e com insetos próximos de seu corpo. Seus irmãos relataram que não tinha leite e o bebê não mamava desde a hora do almoço, também informaram que o almoço foi farinha, água e açúcar.
Segundo eles, é rotineira essa situação e que os pais as deixam abandonados sem assistência alguma. Diante dos fatos, a equipe então pediu ajuda aos vizinhos que disponibilizaram alimentos e leite para as crianças.
Acolhimento
Segundo os agentes, a residência estava com muito lixo acumulado, roupas sujas por todos os lados e vários insetos, e não havia nenhum tipo de alimento para as crianças. Foi acionado o conselho tutelar, o qual tomou as medidas cabíveis, quanto ao abrigo e alimentação dos menores.
Por volta das 21h30, a mãe chegou na residência. Identificada, ela foi informada pela conselheira das medidas devido ao abandono das crianças. A conselheira então entrou em contato com o pai, que compareceu ao local por volta das 22 horas, e que também foi informado das medidas tomadas pela conselheira tutelar.
Na sequência, foi dada voz de prisão aos dois pelo abandono. Eles foram encaminhados até a 13ª Subdivisão de Polícia (SDP).
Fonte: Portal aRede