Brasil | PCC
Sábado, 09 de Novembro de 2024
O que sabemos sobre a execução do empresário ligado ao PCC no Aeroporto de Guarulhos?
O empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, de 38 anos, foi morto em um ataque a tiros ocorrido no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na região metropolitana do estado, na tarde desta sexta-feira (8/11).
A CNN apurou que Gritzbach negociava acordo de delação premiada, que envolvia o Primeiro Comando da Capital (PCC) por ser responsável pela morte de integrantes da facção. Um deles, vulgo Cara Preta, é considerado um dos principais fornecedores de drogas do PCC.
A morte
O assassinato aconteceu próximo do portão 2 de Guarulhos, quando o empresário estava embarcando para uma viagem. A Polícia Militar confirmou à CNN que os disparos ocorreram por volta das 16h10.
Ainda segundo a PM, cerca de 5 indivíduos desembarcaram de um veículo preto e efetuaram os disparos contra o empresário. Um carro com as características foi localizado abandonado em uma avenida próximo ao aeroporto. Ainda não se sabe se o veículo foi utilizado pelos criminosos no ataque. Imagens do circuito de segurança do aeroporto, mostram dois homens descendo de um carro, na área de embarque e desembarque, enquanto o delator se preparava para entrar em um veículo. Na cena, Gritzbach percebe o movimento após o primeiro disparo, e tenta pular a mureta, mas acaba alvejado pelos disparos.
Confira na íntegra a nota emitida pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).
O DHPP e a DEATUR investigam as circunstâncias de um homicídio ocorrido na tarde desta sexta-feira (8), no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Um carro, supostamente usado pelos atiradores, foi apreendido por equipes do 3º Batalhão de Polícia de Choque, na Avenida Otávio Braga de Mesquita. Mais informações serão divulgadas ao término do registro da ocorrência. O policiamento no local e imediações segue reforçado com PMs do batalhão de área e do Choque.
Sobre o aeroporto
O Aeroporto de Guarulhos é o mais movimentado do Brasil e da América Latina em número de passageiros transportados, sendo um dos trinta mais movimentados do mundo.
O local é um dos principais terminais do maior aeroporto da América do Sul e abriga operações de companhias como Gol, Latam, Copa Airlines e Aerolíneas Argentinas.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o corpo de empresário caído na entrada do aeroporto. Em outros vídeos que circulam nas redes sociais, também é possível ver a correria das pessoas no local. Veja abaixo:
Cronologia do que sabemos
O homicídio de Antônio Vinicius Lopes Gritzbach abre uma sequencia de fatos que antecedem o fato:
Antônio Vinicius Gritzbach é apontado como mandante de morte de membro do PCC.
Gritzbach é apontado como mandante da morte do traficante Anselmo Becheli Santa Fausta, o Cara Preta, em 2021.
Gritzbach negocia acordo de delação premiada com o Ministério Público de São Paulo.
Gritzbach sofre atentado e acaba assassinado no Aeroporto Internacional de São Paulo
CNN.