Notícias da Região | Santa Helena
Quarta-feira, 02 de Abril de 2025
O que queria a Coluna Prestes? Os 100 anos da passagem por Santa Helena serão lembrados

Com assinatura de Oscar Niemayer, Santa Helena tem um memorial da Coluna Prestes na Ponte Queimada, divisa com Diamante D’Oeste. O movimento no início do século passado, defendia a derrubada da República Velha, a reforma do ensino, o voto secreto e a moralização da política. Outros objetivos, de acordo com historiadores:
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
- Deposição de Artur Bernardes da presidência da república
- Obrigatoriedade do ensino primário
- Moralização da política
- Denúncia da corrupção política
- Promoção de uma revolta popular
- Fortalecimento das forças militares descontentes
E entre os dias 4 e 7 de abril, prefeitura de Santa Helena promoverá uma série de atividades para marcar o centenário da passagem da Coluna Prestes pelo Município.
Presença do filho de um dos principais nomes da Coluna, Luiz Carlos Prestes Filho. Estão previstas solenidades na Câmara de Vereadores, exposições de obras de arte e debates, além de uma caminhada de inauguração do Caminho da Coluna Prestes.
“Convidamos a todos para participar deste momento histórico, repleto de cultura, aprendizado e valorização da memória local. Traga sua família e amigos, celebre conosco e ajude a preservar viva a história de nossa cidade”, destacou a coordenadora pedagógica municipal Salete Mengarda.
Haverá ônibus saindo da Praça Santos Dumont às 6h15 e recomenda-se não esquecer de usar roupas adequadas, boné, protetor solar, levar água, cadeira e até o chimarrão, caso desejar.
Programação Centenário da Coluna Prestes:
Sexta-feira (04/4)
8h45 – Abertura Oficial do evento com a presença de Luiz Carlos Prestes Filho e autoridades.
14h – História e Memória – Explanação para professores e alunos convidados.
Local: Câmara de Vereadores
Sábado (05/4)
7h – Caminhada de inauguração do Caminho da Coluna Prestes – trecho de Santa Helena em parceria com a ADETUR Cataratas e Caminhos.
Local de saída: Comunidade Linha São Paulo – 7km e Linha Bela Vista – 3km, até o Monumento da Coluna Prestes, na Ponte Queimada.
Domingo (06/4)
Reuniões e reportagens com Luiz Carlos Prestes Filho.
9h às 18h – Visita pelos pontos históricos de Santa Helena, visita a comunidade Guarani, reunião e reportagem com a Academia Cultural – ACULT.
Segunda-feira (07/4)
9h às 17h – Exposição de fotos históricas da Coluna Prestes, visita guiada com estudantes e visitantes e lançamento do livro: A Coluna Prestes no Oeste do Paraná, de Julio de Silveira Moreira – UNILA.
Local: Academia Cultura de Santa Helena – ACULT.
Fonte Extra com inf. Assessoria



