Notícias da Região | Controle Aedes
Quinta-feira, 04 de Setembro de 2025
Novo método para conter dengue já é utilizado em Santa Helena. Veja entrevista
Um novo método de controle da dengue, zika e chikungunya, provocadas pelo mosquito Aedes aegypti, está funcionando em Santa Helena. A estratégia partiu do Ministério da Saúde e já tem apresentado bons resultados pelo país afora.
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Ane Mirian Kaul, coordenadora da equipe de campo de endemias da Secretaria de Saúde da prefeitura de Santa Helena, que tem à frente, Daniel Remonti, foi uma das pessoas entrevistadas no sábado passado (30) no Programa Elder Boff, que esclareceu a nova metodologia feita com a instalação de armadilhas chamadas ovitrampas em residências e outros locais, com uma distância de mais ou menos 300 metros cada.
A ação que substitui o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, utiliza pequenos potes com uma paleta onde o mosquito deposita seus ovos. As ovitrampas são colocadas para monitorar a presença do Aedes e, com base nas informações coletadas, intensificar o trabalho das equipes nos locais mais afetados.
As equipes de Endemias, já instalaram ovitrampas em residências e estabelecimentos comerciais em vários locais e após cinco dias, os agentes de vigilância ambiental retornam ao local das armadilhas, retiram a paleta, lavam os recipientes e inserem uma nova paleta. O material colhido é levado para o laboratório, onde é realizada a contagem do número de ovos.








