Notícias da Região | Acidente grave
Quinta-feira, 08 de Maio de 2025
'Não vi mais nada', diz sobrevivente de batida envolvendo trem, moto, caminhão e carros no Paraná
Batida deixou uma pessoa morta e outra ferida em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Câmeras de segurança registraram acidente de vários ângulos.
O motorista Madson Max é um dos sobreviventes da batida que envolveu um trem, um caminhão, uma motocicleta e dois carros na manhã desta quinta-feira (8) em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Clique aqui para participar de um dos nossos grupos no WhatsApp
Ele conta que no momento da batida, não conseguiu perceber o que estava acontecendo.
"O caminhão ofuscou nosso campo de visão, não tinha como ver. Infelizmente, o trem veio a colidir com o caminhão e, consequentemente, o caminhão veio a colidir com meu veículo. Eu não vi mais nada, apagou tudo", afirma.
A batida matou o motociclista Edenilson de Abreu, de 53 anos. A esposa dele, que estava na garupa da moto, ficou ferida e está internada em estado grave no Hospital do Trabalhador.
Câmeras registraram batida de vários ângulos
A batida foi registrada de vários ângulos por câmeras de segurança. Nas imagens é possível observar que o semáforo está verde para os veículos na rua. Assista ao vídeo no início da reportagem.
O caminhão, que estava carregado de trigo, segue pela via. Enquanto isso, o trem se aproxima e buzina. O trem então bate contra a lateral do caminhão, que bate contra a moto e os carros que estavam próximos a ele.
A batida aconteceu na região central de Pinhais, entre as ruas Camilo di Lellis e Ayrton Senna da Silva.
O caso é investigado pela Polícia Civil, que ouviu os envolvidos e testemunhas nesta quinta-feira.
"O motorista do trem fala que a partir de um ponto base veo dando avisos sonoros, os quais não foram ouvidos, segundo depoimentos dados na delegacia pelos motoristas dos veículos", detalha o delegado Lucas Maia, responsável pelas investigações.
O que diz a Rumo?
A concessionária Rumo, empresa responsável pelo trem e pela concessão da ferrovia, lamentou o acidente e afirmou que o caminhão atravessou a preferencial do trem.
Frisou também que conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a linha férrea sempre tem preferência, sendo infração gravíssima atravessar uma Passagem em Nível sem parar previamente.
"O maquinista do trem, seguindo os procedimentos operacionais, acionou a buzina e os freios de emergência, mas não foi possível evitar o impacto devido à iminência da colisão. Equipes da concessionária foram rapidamente mobilizadas, enquanto o Corpo de Bombeiros prestou os primeiros atendimentos às vítimas. Os demais feridos já estão sob cuidados médicos apropriados", afirma a nota.
A concessionária disse ainda que a operação dos semáforos rodoviários adjacentes ao cruzamento ferroviário não é de responsabilidade da empresa.
G1








