Esporte | Copa Libertadores

Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026

Na altitude, Botafogo perde para Nacional Potosí em estreia na Libertadores

Equipes jogaram no Estádio Víctor Agustín Ugarte a quase quatro mil metros de altitude; jogo de volta será na próxima quarta-feira (25)

O Nacional Potosí venceu o Botafogo por 1 a 0 nesta quarta-feira (18) pelo jogo de ida da segunda fase da Copa Libertadores. Na altitude do Estádio Víctor Agustín Ugarte, Baldomar marcou o gol da vitória para os donos da casa.

As equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (25) pelo jogo de volta que vai definir a equipe que segue na competição. O jogo será às 21h30 (de Brasília) no Estádio Nilton Santos, casa do Botafogo.

Com esse resultado, o Nacional precisa apenas de um empate para garantir a vaga na próxima fase. Já o Glorioso precisa vencer por dois gols de diferença para avançar. Caso o time comandado por Martín Anselmi vença por um gol de diferença, a classificação será decidida nos pênaltis.

Próximos jogos

Antes do jogo decisivo pela Libertadores, o Botafogo tem compromisso pelo Campeonato Carioca. Sem garantir classificação para a semifinal do estadual, o Glorioso disputa a Taça Rio, que define o quinto colocado do torneio.

O Botafogo enfrenta o Boavista no sábado (21), às 21h (de Brasília), pelo primeiro jogo da semifinal da Taça Rio. Além do quinto lugar do Carioca, o campeão da Taça Rio também dá vaga na Copa do Brasil de 2027.

Já o Nacional Potosí não tem jogos antes de ir ao Rio de Janeiro encarar o Glorioso novamente e terá a semana livre para descansar e treinar.

O jogo

Primeiro tempo

Mesmo enfrentando a altitude de quase 4 mil metros acima do mar, o Botafogo fez um bom primeiro tempo, segurando o Nacional e com boas chances de abrir o placar.

Os donos da casa começaram marcando pressão, como esperado, e assustaram com Álvarez e Otormín. A equipe de Potosí chegou a colocar uma bola na trave com Baldomar de cabeça.

Mas, a partir da metade da primeira etapa, o Botafogo conseguiu dominar o jogo. Montoro, Newton e Matheus Martins poderiam ter aberto o placar do jogo, mas desperdiçaram.

Apesar de ter terminado bem o primeiro tempo em relação ao jogo, na parte física, o Botafogo demonstrava muito desgaste.

Segundo tempo

Na volta para a segunda etapa, o Nacional abriu o placar logo no primeiro minuto. Baldomar recebeu cruzamento na área e cabeceou livre para balançar as redes.

Depois de fazer o primeiro, o Nacional repetiu a estratégia do primeiro tempo e continuou pressionando.

O Botafogo respondeu com boa jogada entre Walace Davi e Vitinho, que cruzou para Montoro. O Camisa 10 chegou livre na segunda trave, sem goleiro, mas mandou na trave.

O Nacional chegou a ampliar o placar com Álvarez, mas o jogador estava impedido e não valeu.

Depois do início agitado, o jogo ficou mais morno. Os donos da casa tiveram boa chance com Solís, enquanto o Botafogo poderia ter empatado em cobrança de falta de Alex Telles, defendida pelo goleiro Galindo.

CNN